Parceria entre RGE e Município contempla 500 famílias com chuveiros inteligentes

Olá Jornal
abril27/ 2020

A Distribuidora de Energia Elétrica, RGE, com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, através do Programa de Eficiência Energética, vai contemplar famílias de baixa renda da cidade. A ação visa a instalação de trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, em residências de clientes enquadrados na Tarifa Social. O projeto com investimento de cerca de R$ 600 mil reais, prevê a instalação de 500 unidades, direcionadas a famílias de baixa renda. Para ser contemplado o cliente deve participar de programas sociais do Governo Federal, assim, a avaliação das famílias será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que será a responsável pelo levantamento, que será repassado a RGE.

A instalação, totalmente gratuita aos moradores, substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando um chuveiro comum em inteligente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. Em média, 35% da fatura dos clientes se deve ao consumo do chuveiro elétrico, portanto reduções no consumo deste equipamento apresentam considerável impacto positivo na fatura de energia elétrica.

O Prefeito Giovane Wickert; a Secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Bohm Heinemann; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Claudio Soares; a Assistente Social, Daiane Führ; Assessor Técnico da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Cesar Ernsen, estiveram reunidos com coordenadores do projeto, na última semana. A expectativa é de que a distribuição dos aparelhos inicie no mês de agosto.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal