Parceria entre Prefeitura e RGE busca melhoria na energia rural

Janine Niedermeyer
abril04/ 2017

O Gerente Comercial da RGE, João Pedro de Quadros esteve hoje em Venâncio Aires cumprindo uma agenda prometida na última semana em Porto Alegre. Acompanhado do Gestor de Relacionamento com o Poder Público da Região Sul, Cristiano Guedes, Quadros veio fazer uma série de visitas ao interior para verificar a situação da energia rural, pauta discutida no encontro na Capital do Chimarrão com a Secretaria de Minas e Energia.

Antes de cumprir o roteiro, os representantes estiveram no Centro Administrativo onde debateram o tema com o prefeito Giovane Wickert e mais um grupo de lideranças formado pelo vice-prefeito Celso Krämer, pelo secretário de Agricultura, André Kaufmann e pelos vereadores Ezequiel Sthal, Clécio Espíndola e Gilberto Santos.

Neste encontro, a RGE e o Poder Público criaram um grupo de trabalho que irá promover reuniões de gestão para analisar as demandas caso a caso. Conforme Quadros, a RGE trabalha com um modelo de formulário onde os agricultores preenchem conforme a necessidade. O documento auxilia na decupagem dos dados e na avaliação dos investimentos que é preciso fazer.

A ideia da sala de gestão foi do Prefeito que falou da necessidade de Venâncio Aires em receber uma energia com mais qualidade no interior. Atualmente mais de cinco mil propriedades rurais existem no município e muitas delas precisam de um serviço melhor para conseguir avançar em suas demandas. Quadros reconhece que o município é atípico e que é preciso ter um olhar diferenciado para conseguir fazer investimentos prudentes e assertivos.

Venâncio Aires é o segundo município do Brasil em propriedades rurais, e a qualidade da energia elétrica não corresponde as necessidades dos produtores. A intenção do Poder Público e da RGE é em pouco tempo conseguir mapear as localidades com ajuda da Emater e dos Sindicatos para que se possa fazer um plano de ação em torno das melhorias.

Depois do encontro na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, a comitiva liderada por Krämer realizou as visitas pontuais no interior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer