Parceria entre IFsul, poder público e iniciativa privada busca construir respiradores em Venâncio

Olá Jornal
abril11/ 2020

A busca por alternativas para suprir a demanda por equipamentos necessários para o enfrentamento ao novo Coronavírus, o Covid-19, mobiliza diferentes setores. Em Venâncio Aires, a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, o Instituto Federal Sul-riograndense e empresas locais, buscam garantir a fabricação de respiradores mecânicos para atender pacientes em tratamento intensivo. Os trabalhos são coordenados pelo secretário e professor universitário, Cláudio Soares.

Atualmente, segundo o gestor, profissionais e professores do campus local do IFSul, analisam projetos técnicos de construção de respiradores, e quais modelos poderiam ser construídos com a estrutura de empresas locais.
“Estamos na fase de identificação de componentes e projetos de engenharia que poderiam ser implantados por empresas daqui. Há empresários interessados em colocar em prática estes modelos e trabalham de forma conjunta. Está ocorrendo um trabalho muito bonito a partir da demanda necessário e caminhos possíveis para fabricar em Venâncio Aires, equipamentos deste tipo,” explica Soares.

A equipe técnica da escola federal, junto com representantes de empresas interessadas, analisam projetos de montagem de respiradores mecânicos, que estão disponíveis em plataformas abertas para construção.

“O objetivo é de identificar um projeto de construção deste tipo de equipamento médico que poderia ser implantado no parque industrial da nossa cidade. É uma união de forças para viabilizar ações deste tipo e minimizar a necessidade por equipamentos importados,” destaca o secretário.

ESTRUTURA
Segundo o Ministério da Saúde, há 65.411 ventiladores mecânicos no país, sendo que 46.663 estão no Sistema Único de Saúde (SUS). Do total, 3.639 encontram-se em manutenção ou ainda não foram instalados. Não é viável prever, com exatidão, de quantos aparelhos o Brasil necessitará nas próximas semanas – dependerá do número de contaminações. Em Venâncio Aires o Hospital São Sebastião Mártir contará com 20 equipamentos de respiração mecânica, com a vinda de infraestrutura nova encaminhada pela Secretaria Estadual de Saúde.

Olá Jornal