Parcão do bairro Aviação pode abrigar Centro Cultural

Guilherme Siebeneichler
agosto09/ 2016

O novo parque público projetado pela Administração Municipal de Venâncio Aires no bairro Aviação já tem projeto arquitetônico definido e data para início da obra. A área com mais de sete hectares, localizada junto ao antigo aeroclube do bairro, conta com R$ 360 mil empenhados para iniciar a construção de uma pista atlética e uma quadra esportiva. Durante a apresentação final do projeto idealizado pela arquiteta Cristina Macedo Stertz, uma nova proposta foi definida pelo prefeito Airton Artus. Um terreno anexo à área, também de propriedade municipal, será destinado à construção de um Centro Cultural.

O Parcão, como já vem sendo chamado o espaço público do bairro Aviação, será construído 30 anos depois do início do Parque Municipal do Chimarrão. “Sempre foi uma proposta de governo ampliar os espaços públicos de lazer. E apesar de termos priorizado, em tempos de crise, investimentos em saúde e infraestrutura, acredito que esse parque será um legado importante que estamos deixando nesse governo”, destaca o prefeito Airton Artus.

O projeto prevê a construção de áreas verdes e floridas, espaço para caminhadas, pista de skate, quadras poliesportivas, lagos, anfiteatro para shows e ambiente infantil. A proposta é que ele seja construído aos poucos, porém seguindo o projeto arquitetônico original.

No terreno anexo ao Parcão, onde estão destinadas áreas para a construção de prédio próprio para o Senai e a Uninter, Airton Artus delimitou outra área para a construção de um Centro Cultural. O objetivo, conforme o secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, é possibilitar um espaço fechado para conferências, espetáculos musicais, teatrais, de dança, além de lugar para exposições itinerantes, ensaios da Orquestra Municipal, entre outros. “Nosso município carece muito desse espaço e agora, com a destinação de uma área, estamos correndo atrás para cadastrar um projeto e buscar recursos. Acreditamos ser plenamente viável essa captação a partir das leis de incentivo a cultura”, destaca Lenz.

Assessoria de Imprensa da PMVA

Foto: Reprodução PMVA

Guilherme Siebeneichler