Paralisação dos caminhoneiros afeta produção e mexe no cenário eleitoral

Olá Jornal
maio30/ 2018

As pautas sobre a tributação dos combustíveis e a necessidade de melhorar a infraestrutura logística do país devem ganhar força nas discussões eleitorais. O movimento grevista dos caminhoneiros chega ao décimo dia com força e envolvendo toda a população. E o próprio governo federal vai sentir no caixa, não só pelas desonerações. Até o momento mais de R$ 3,86 bilhões em tributos gerais deixaram de ser arrecadados no período da greve, além do custo de R$ 10 bilhões para reduzir o preço do óleo diesel. Em Venâncio Aires escolas de ensino fundamental, postos de saúde e demais serviços públicos foram afetados. Além disso, não há previsão para o abastecimento com combustível nos postos.

Aliado a toda a mobilização, a 120 dias das eleições deste ano, as discussões eleitorais ganharão força com as demandas dos caminhoneiros e da necessidade de alternativas para o escoamento das mercadorias. O analista político da XP Investimentos, Richard Back, destaca que a greve afeta inclusive os debates políticos, já que os extremos ganham força nas manifestações. “A situação dos extremos ganha força na política brasileira e pode gerar eleições mais desqualificadas, isso não é bom para o país.”

Segundo ele, as eleições precisam definir o rumo da nação, na tentativa de resolver as crises atualmente enfrentadas pelos brasileiros. “Ou a gente tem uma eleição e um presidente que saia com o mínimo de diálogo com o país, ou a gente não termina as eleições de 2014, que ainda não foi encerrada,” argumenta Back.

MUNICÍPIO
A Prefeitura de Venâncio Aires, que instalou na segunda-feira um gabinete de crise, mantém aulas suspensas na rede de ensino fundamental. Os atendimentos nas Emeis continuam mantido. As aulas serão recuperadas após análise do calendário letivo.

A secretaria municipal de Agricultura, tem mobilizado junto com empresas do ramo leiteiro e de produção de frangos, medidas para garantir o transporte de ração e da própria produção. O secretário André Kauffmann busca junto ao governo do Estado e empresários, escolta para o escoamento da produção e de alimentação dos animais.
Os postos de saúde do perímetro rural, exceto o de Vila Teresinha, estarão fechados nesta semana. Entretanto, o transporte de pacientes é garantido pelo Município. A programação de 127 anos de Venâncio Aires foi suspensa.

Olá Jornal