Para marcar o início de uma caminhada de oportunidade e protagonismo 

Olá Jornal
abril08/ 2022

As atividades de 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal já iniciaram, mas entre abril e maio os jovens aprendizes participantes terão um encontro com a diretoria do Instituto e com os parceiros que tornam possível as atividades. O momento, chamado de apresentação das turmas, será promovido nos sete municípios gaúchos que sediam as atividades do curso de gestão rural e empreendedorismo no contraturno escolar. 

Com a validação do Ministério do Trabalho, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou, desde 2016, 596 jovens rurais do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, e é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo.  

“Em 2022, além de estarmos ampliando nossa área de atuação para outros quatro municípios, voltamos à normalidade da nossa atuação presencial tanto das atividades diárias das turmas, como das visitas técnicas e viagens de estudo previstas, como a que já ocorreu à Expoagro Afubra. Depois de dois anos de restrições a esse contato mais próximo com os jovens, finalmente teremos um momento para estarmos juntos com os novos aprendizes e falar sobre as expectativas para esse ano que certamente será de muito aprendizado”, destaca o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke. 

COMO FUNCIONA? – Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades – normalmente nas escolas em que estudam ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes. 

Data Município (RS) Horário Local 
12 abril São Lourenço do Sul 14 horas Comunidade São João de Campos Quevedos 
13 abril Canguçu 14 horas Comunidade Evangélica Luterana Independente São João do Herval 
19 abril Passo do Sobrado 14 horas Rua Gustavo Jorge Dettenborn, 121 – Ginásio junto à Secretaria Municipal de Educação 
20 abril Rio Pardo 14 horas Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), junto ao parque da Expoagro Afubra, Rincão Del Rey. 
04 maio Cerro Branco 9 horas Escola Municipal Augusto Schulz – Arroio Bonito 
04 maio Paraíso do Sul 14 horas Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves – Rincão da Boa Vista 
05 maio Progresso 14 horas Comunidade São Pedro de Campo Branco 

RECONHECIMENTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 e já conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. Em dezembro de 2020, foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, pelo método inovador da aprendizagem profissional rural como alternativa no combate ao trabalho infantil. E em novembro de 2021, o Instituto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Brasil Amigo da Criança, na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em reconhecimento às melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes. 

CRÉDITO: AI Crescer Legal

Olá Jornal