Panamá será sede da próxima Conferência das Partes (COP10) para o Controle do Tabaco e MOP3

Olá Jornal
novembro12/ 2021

Após duas edições sendo realizadas na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça, a próxima Conferência das Partes para a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco será realizada no Panamá. O país se candidatou para ser sede da edição da conferência que ocorrerá entre outubro e novembro de 2023. A data oficial será divulgada pelo secretariado mais próximo ao evento.

O país também sediará a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP3). A decisão foi anunciada, após votação, na plenária final da COP9 que ocorreu de forma virtual nesta sexta-feira, 12.

Apenas o Governo do Panamá apresentou proposta para receber a COP10 em 2023. Durante vídeo de apresentação, o Ministro da Saúde panamenho, Luís Francisco Sucre, destacou que sediar os eventos oportunizará ampliar as políticas públicas de controle do tabagismo no país, além de ampliar ações de combate ao contrabando. “Sua resposta favorável nos permitirá avançar com passos firmes na implementação do Acordo Marco e do Protocolo, reforçando nosso compromisso permanente com as medidas que nos permitem proteger o direito humano à saúde como direito universal com a segurança das Américas,” afirma.

A Conferência do Controle do Tabaco volta a ser realizada no continente americano após 11 anos, quando o Uruguai, em 2010 sediou a COP4. O evento global é realizado a cada dois anos.

A presidência da COP10 será de responsabilidade do Essuatíni, país africano, eleito para liderar as discussões na próxima conferência.

A COP9 encerrou na manhã desta sexta-feira, 12 (horário do Brasil), em sessão virtual direto da sede da OMS na Suíça. Entre os pontos de debates em destaque na edição deste ano, estiveram a sugestão para os 182 membros do tratado de saúde global ampliar tributos dos produtos de tabaco, para arrecadação e destinação ao setor da saúde, além da criação de um fundo especial para manutenção das atividades de US$ 50 milhões.

O Olá Jornal realiza o acompanhamento de todos os debates da COP9 como veículo de imprensa credenciado.

Olá Jornal