Palestras instruem agricultores sobre licenciamento para corte de árvores

Janine Niedermeyer
agosto16/ 2016

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o escritório da Emater-RS/Ascar tem realizado, nos últimos dias, palestras de instruções sobre licenciamento para cortes de árvores. As explanações são direcionadas a agricultores, dentro dos ciclos de reuniões da Chamada Pública da Sustentabilidade.

Até agora, encontros para esclarecer o assunto já foram realizados em Linha Arroio Grande, Vila Palanque, Linha Santana e Vila Santa Emília. O último encontro desta série acontece nesta terça-feira, no salão comunitário de Linha Taquari Mirim, a partir das 13h30min.

Conforme a fiscal ambiental da Secretaria, Carin Gomes, a ideia é evitar a necessidade de aplicação de multas por cortes indevidos. “É relativamente comum encontrarmos casos em que a pessoa foi multada e não sabia que teria direito à licença, ou ficou receosa de vir até à Secretaria se informar com medo da burocracia existente”, depõe a servidora. “O ciclo de palestras acontece para mostrar que a obtenção de uma licença é mais simples do que as pessoas costumam imagina”, enfatiza.

A bióloga da pasta, Daiane Haas, salienta que as palestras visam mostrar aos agricultores que eles possuem diversos direitos de corte de vegetação nativa para uso sustentável, “É importante que a comunidade tenha essa consciência de buscar o procedimento adequado”, assinala. “As multas para cortes indevidos podem chegar a R$ 500 por árvore, enquanto uma licença custa menos de R$ 50 e pode permitir o corte de mais de uma árvore”, destaca Daiane.

Segundo Carin Gomes, a Secretaria do Meio Ambiente analisa a possibilidade de que sejam realizadas novas reuniões instrutivas sobre licenciamento para cortes de árvores, novamente em parceria com o escritório da Emater-RS/Ascar.

A intenção dos órgãos é promover encontros na região serrana do município, em localidades como Linha Cachoeira, Marmeleiro e Saraiva. Estes encontros e suas respectivas datas, porém, ainda dependem de confirmação. (AI PMVA)

Foto – Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Janine Niedermeyer