Palestra sobre E-social na prática reúne contadores e empresários em Santa Cruz do Sul

Olá Jornal
março23/ 2018

O auditório do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec), com sede em Santa Cruz do Sul, esteve lotado na noite desta quinta-feira, 22, para encontro promovido em parceria com a Clínica São Vicente de Medicina e Segurança do Trabalho, Sindilojas e Sindigêneros VRP. Tendo como ingresso um litro de leite, o encontro debateu as exigências e alterações previstas para as áreas de saúde e segurança do trabalhador a partir da implantação do e-social. As palestras foram coordenadas pelos profissionais da Clínica com sede em Venâncio Aires à uma plateia composta, na sua maioria, por contadores e empresários.

O e-social, programa federal de informações empresariais que está sendo gradativamente implantado em todo o território nacional, obriga empresas e escritórios de contabilidade a atualizarem, de forma online e instantânea, informações referentes a trabalhadores, produção e recolhimento de impostos. Além de ampliar a burocracia e exigir atualização diária de documentos, a preocupação está na fiscalização imediata e aplicação de multas que podem chegar a R$ 180 mil.

A noite foi aberta pelo presidente do Sincotec, Valdir Bruxel, que destacou a parceria com a Clínica São Vicente e o sucesso do evento, que esgotou suas vagas em poucos dias e deixou profissionais na lista de espera para novas palestras.

O diretor da Clínica São Vicente e médico do Trabalho, Airton Artus, destacou as mudanças que precisam ser incorporadas pelas empresas. “Quanto antes os empresários e contadores de adaptarem às exigências do e-social, mais chances de passar por esse processo sem traumas. Avaliamos como um caminho sem volta esse software interligado de fiscalização. Não se trata apenas de uma fúria fiscalizatória, mas uma tentativa de reduzir bilhões na Previdência Pública, reduzindo o afastamento de trabalhadores e acidentes de trabalho”, destacou o médico.

 A técnica em Segurança do Trabalho, Joanês Schwertner, realizou a apresentação técnica sobre as exigências do e-social no preenchimento e prazos de envio de documentos. A profissional ressaltou a importância da prevenção e de uma assessoria na área para evitar penalizações. Segundo ela, as informações exigidas são bastante específicas e o prazo reduzido, o que exige perfeita integração entre empresários, contadores e profissionais das áreas de segurança do trabalho, Recursos Humanos, etc.

O engenheiro de segurança do trabalho, Gerson Fossati, e o assessor jurídico da Clínica São Vicente, Fábio Schneider, acrescentaram sobre a importância de manter empresários e trabalhadores informados sobre as mudanças. Segundo Fossati, as exigências sempre existiram, porém a fiscalização era difícil. “Com o sistema interligado, o cruzamento de informações é imediato e o nosso trabalho é deixar os profissionais preparados e cientes disto”, concluiu.

 Após a explanação foi aberto um coquetel de integração com espaço para perguntas e sugestões. A expectativa é de, no próximo mês, Venâncio Aires receba o evento.

Olá Jornal