Orquestra municipal para embalar novas gerações da música nas escolas

Guilherme Siebeneichler
setembro03/ 2016

Uma proposta inédita passará a ser desenvolvida a partir da próxima semana, que poderá estar semeando novos músicos para Venâncio Aires. Através da parceria entre as secretarias municipais de Educação e da Cultura, Esportes e Turismo, junto com a Sociedade de Leituras, estudantes poderão ter aulas de música com instrumentos da Orquestra Municipal.

O projeto piloto será desenvolvi- do na Escola Municipal de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer, no bairro União, podendo posteriormente circular por mais educandários. Maestro da Orquestra e servidor público da rede de ensino, Daniel Böhm vai atuar com instrutor do trabalho, que terá aulas em sala anexa ao Leituras.

TIRAR DA CAIXA

Conforme explica o músico, as atividades ocorrerão por no mínimo em dois turnos, onde estudantes interessados poderão receber instruções em turno oposto ao de aula. Os instrumentos em questão, para o projeto, serão aqueles que atualmente estão parados na Orquestra.

O secretário de Cultura, Thomás Lenz enfatiza que o objetivo é colocar todos os instrumentos que são patrimônio a funcionar. “Para levar esses instrumentos que estão hoje sem serem usados, para realmente terem uso, preparados para serem usados. Trazer novos alunos, para um maior contato com a música, nesse sentido”, frisa.

Entre os instrumentos que estarão à disposição estão trompete, trombone, clarinete, bombardino, saxofone e teclado. “Será a princípio nas sextas-feiras e talvez um pouco na quinta também. Esse link educação e cultura, nunca tinha visto tão claro como agora”, salienta Daniel.

ENSAIOS

Para o maestro, essa é uma co- laboração para com a Sociedade de Leituras, no sentido de voltar a movimentar o local. Espaço esse que também passa a ser a nova sede da Orquestra Municipal de Venâncio, para ensaios. A oportunidade surgiu quando o grupo passou a buscar justa- mente um novo local, uma vez que a sala junto ao Sine, onde ocorriam os trabalhos, precisou ser usada para outra demanda, inviabilizando o uso por parte dos músicos.

Conforme o secretário Thomas, a partir disso veio a parceria com a Sociedade. “É um local ótimo, no térreo, até melhor que a antiga estrutura, do meu ponto de vista”. Mesma visão que tem o maestro Daniel, que afirma como principal fator a acessibilidade da sala. “Inclusive o espaço que é maior. Quem já pode conferir, dos integrantes da Orquestra, gostou muito e vamos ter boas experiências por aqui, tanto nos ensaios, como deslocamento dos instrumentos”.

A Orquestra Municipal tem ensaios gerais, com todos os cerca de 30 integrantes, nas tardes de sábados. Além disso, há os ensaios por naipes, divididos em cantores, cozinha (bateria, contrabaixo, guitarra e percussão), os metais (trompete, trombones e tuba) e ainda as madeiras (saxofones e flautas).

FOTO: Divulgação

Guilherme Siebeneichler