Orquestra municipal fará show em Gramado no mês de outubro

Guilherme Siebeneichler
julho07/ 2017

A secretaria de Cultura e Esportes confirmou nesta segunda-feira, 3 de julho, que a Orquestra Municipal de Venâncio Aires fará novamente apresentações na serra gaúcha. No polo do turismo de inverno do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado, recebe o grupo de Venâncio no dia 26 de outubro. A apresentação será realizada no teatro municipal da cidade.

Segundo o secretário municipal, Saul Zart, a proposta é de promover a orquestra durante o período de inverno na serra, também com foco na captação de parceiros. “Voltamos à serra para promover a nossa orquestra e mostrar os talentos de Venâncio Aires. A cidade é uma referência em grandes negócios, e quando passamos por lá temos bons frutos,” destaca.

Antes disso, no dia 4 de agosto, o grupo venâncio-airense já chega à Caxias do Sul. Outros concertos deverão entrar no roteiro da orquestra, e cidades como Santa Maria e Passo Fundo são avaliadas. “Vamos fazer um roteiro por três cidades com a orquestra. Neste ano buscamos as cidades gaúchas, a exemplo do circuito de apresentações que realizamos há dois anos no Rio Grande do Sul,” explica Saul.

INCENTIVO
A apresentação de Caxias do Sul faz parte do projeto encaminhado por meio da Lei Rouanet. As apresentações ocorrem em parceria com as prefeituras locais. Entretanto não geram custos aos Municípios, ficando os governos municipais responsáveis pelo local onde será realizado o evento.

Dentro das aplicações dos recursos estão custos com som, captação, transporte, alimentação, cachês, entre outros. O repertório vem sendo organizado pelo maestro Daniel Böhm, com canções de autores brasileiros e músicas eruditas, por exemplo.

PROJETOS FUTUROS
A orquestra trabalha na captação de recursos para a realização de outras nove apresentações nos três estados do sul. Com a possibilidade de captar mais de R$ 250 mil os espetáculos serão realizados em municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O projeto é trabalhado desde o ano passado.

Guilherme Siebeneichler