Orquestra Municipal abre oportunidade para seleção de novos músicos

Janine Niedermeyer
fevereiro06/ 2017

Uma chance de integrar a Orquestra Municipal de Venâncio Aires está aberta. A proposta de trazer novos integrantes para a formação foi tratada entre o secretário de Cultura e Esportes, Saul Zart e o maestro Daniel Böhm na quinta-feira, 2.

A ideia é que ocorram testes para selecionar músicos, especialmente na parte instrumental. Conforme o regente do grupo, a proposta é que os candidatos já possuam alguma experiência ou bom conhecimento prático com o instrumento no qual queira tentar essa oportunidade.

Os interessados já podem procurar a sede da Secretaria de Cultura e Esportes para conversar com o titular da pasta Saul Zart. Não estão sendo priorizados instrumentos específicos, pois a proposta é de que a Orquestra também possa ter uma espécie de lista ou banco de talentos musicais, caso possam abrir vagas futuras.

Ao conversar com o secretário e que também integra o grupo, o candidato terá uma data agendada para o teste. Esse processo vai ocorrer ao longo das próximas duas semanas, já que no dia 18 de fevereiro os músicos voltam aos ensaios para 2017.

Daniel Böhm ainda explica que a intenção é que sejam músicos já que tocam e não com foco em interessados em aprender algum instrumento partindo do zero. Além disso, frisa que essa iniciativa não é para substituir integrantes que estejam atualmente, mas sim suprir demandas, ausências e abrir espaço para novos talentos.

METAS
Para este ano, a Orquestra Municipal tem objetivos claros, como o término da captação de recursos do projeto através da Lei Rouanet, que permitirá a realização da turnê pela região Sul do Brasil e firmar os contratos com outras cidades, para as apresentações.

Um dos parceiros já acertados, conforme Saul Zart, é a empresa Sulgás. Até o momento a data de abertura da temporada 2017 para o grupo ocorre dia 1º de abril no município de Frederico Westphalen, caso não surgam outras agendas antes desta data.

Está nos planos também da Orquestra cadastrar um projeto via Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que é estadual. Neste mês editais devem abrir para inserir este planejamento. Essa captação externa é importante para Orquestra, uma vez que a partir da entrada em vigor da Lei Federal 13.019, de parcerias voluntárias, o repasse de recursos da Prefeitura para o grupo está inviável, uma vez que a formação é gerida por uma Associação Cultural de Música de Venâncio Aires.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer