Orquestra Evangélica prepara repertório especial para o ano

Janine Niedermeyer
fevereiro15/ 2017

A Orquestra da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em Venâncio Aires, inicia os ensaios para um ano de apresentações especiais. O grupo formado por 18 integrantes retornou na segunda-feira, 13, aos ensaios para o ano e já prepara a 2ª edição do Cine Show, assim como repertório especial para os 500 anos da Reforma Luterana (1517-2017).

Sob regência de Daniel Böhm, a Orquestra ensaia uma vez por semana, sempre com duas horas de duração junto a sala Katharina Von Bora. No que se refere ao projeto Cine Show, que lotou a sede da Igreja Evangélica na 1ª edição, no fim do mês de novembro do ano passado, um nova lista de filmes entrou na relação para fazer parte do próximo espetáculo.

“Já temos uma prévia do repertório que a gente criou juntos e fizemos uma lista de clássicos, como Missão Impossível, Superman, Jurassic Park, Forrest Gump, Império do Sol e Coração Valente”, destaca Daniel, que prevê a apresentação no período do inverno, por meados de julho.

As canções são todas instrumentais e trazem junto a reprodução de vídeos durante o espetáculo, com cenas dos filmes. Os arranjos são todos produzidos pelo próprio Daniel, que no processo de ensaio ainda faz a leitura com todos reunidos e também envia o material para cada integrante fazer suas próprias preparações.

REFORMA
A Orquestra também tem outras agendas ao longo do ano, que em 2017 incluem canções especiais alusivas aos 500 anos da Reforma Luterana, que foi um movimento de renovação da Igreja liderado por Martim Lutero e ocorreu no século XVI, tendo início na Europa Central.

Neste caso, Daniel Böhm explica que o repertório estará focado no Grupo de Metais (instrumentos de trompete, trombone, bombardino e tuba). “Então tem desde eventos aqui em Venâncio, centro e interior, e outros municípios, como Santa Cruz do Sul (11 de agosto em Linha Santa Cruz) e Vale Verde (15 de setembro)”.

Neste repertório especial do grupo, estarão ao menos sete canções feitas pelo próprio Martim Lutero, como “Deus é castelo forte e bom” e “Jesus Cristo é Rei e Senhor”.

Em Venâncio Aires, uma apresentação específica referente a Reforma deve ocorrer em 29 de outubro, pois foi através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, que Lutero protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana.

Outras datas já previstas envolvem o lançamento da Festa Evangélica, dia 24 de março; em 16 de abril no Café Pascal, e em 7 de maio já durante a Festa Evangélica. A Orquestra Evangélica que começou em 1º de abril de 2013 tem na sua formação pessoas dos 15 anos de idade até próximo dos 70 anos.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer