Orquestra da Unisc realiza concerto de abertura de temporada

Olá Jornal
abril26/ 2022

A Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza nesta quarta-feira, 27, o concerto de abertura de temporada. A atividade ocorre às 20 horas, no anfiteatro do bloco 18, com entrada gratuita.

Atualmente, a orquestra é formada por 14 instrumentistas e um maestro que se encontram semanalmente nos ensaios. Para esta quarta, o grupo vai apresentar serenatas, um estilo composicional com uma estrutura composta por quatro movimentos (partes), que intercala andamentos rápidos e lentos. “Tocaremos a Pequena Serenata Noturna de Mozart, talvez a mais conhecida de todas, especialmente o primeiro movimento. Apresentaremos também a Serenata para Cordas opus 48 de Tchaikovsky. Ambos compositores que estão entre os mais importantes e conhecidos da história da música. As duas obras são marcadas pela expressividade e virtuosismo instrumental e composicional”, detalha o maestro Leandro Schaefer.

Para ele e para os integrantes da orquestra, retornar depois de um longo tempo afastados fisicamente é algo que deixou todos muito felizes. “Durante a pandemia, o grupo trabalhou exaustivamente na construção de concertos virtuais, em formato multitela, gravados por celular em suas casas. Na medida em que as restrições foram sendo flexibilizadas, realizamos concertos presenciais sem público presente, via gravação e publicação posterior. E depois, quando era possível receber o público, voltamos aos concertos presenciais com os devidos protocolos”, fala. 

Dentro dos projetos futuros, Leandro diz que a agenda anual está pré-definida, porém depende de algumas questões burocráticas para divulgação das datas. “Dentre os concertos, um em especial, espera contar com a participação de músicos de Santa Cruz do Sul, um concerto para mostrar o talento de nossos artistas locais”, antecipa. 

CRÉDITO: AI Unisc

Olá Jornal