Órgãos públicos, entidades e escolas começam a planejar a Semana da Pátria

Janine Niedermeyer
junho12/ 2017

A Secretaria Municipal de Educação convoca reunião para nesta segunda-feira, 12, no auditório da pasta. O encontro a partir das 14h será para iniciar o planejamento de mais uma Semana da Pátria em Venâncio Aires.

Para o encontro, estão sendo convidados clubes de serviços, representantes das escolas, ONGs, secretarias municipais, órgãos de segurança pública, Câmara de Vereadores, Correios, entre outros segmentos, sendo que instituições interessadas também podem comparecer.

A coordenadora pedagógica da pasta, Alice Theis que já esteve em outras edições integrando a organização frisa que entre as pautas em discussão vão estar o possível tema a ser trabalhado em 2017, os homenageados e a formação da Comissão que irá liderar as ações programadas.

Alice afirma que a secretaria já manteve contato com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul para saber a temática estadual e nacional, mas as abordagens ainda não foram repassadas. Em 2017, o 7 de setembro cai em uma quinta-feira, porém, a data de desfile é algo que será definido pela própria Comissão, salienta a coordenadora pedagógica.

No ano passado, o município homenageou o hino: “Salve, Venâncio Aires, belo recanto do Brasil”. No Rio Grande do Sul, as homenagens em nível estadual foram focadas no centenário da Academia de Polícia Militar e no cinquentenário do município de Cachoeirinha. Já em nível nacional, o centenário da Liga de Defesa Nacional (associação cívico-cultural brasileira).

Em Venâncio, tradicionalmente ocorre ainda a participação dos alunos na produção de desenhos para o folder de divulgação. A chegada do Fogo Simbólico sempre ocorre em agosto e a abertura da Semana da Pátria, no 1º dia de setembro.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer