Organização projeta volta dos shows nacionais e manutenção dos desfiles internos na próxima Oktober

Guilherme Siebeneichler
outubro20/ 2021

O desafio de organizar a 36ª Oktoberfest em Santa Cruz do Sul foi superado com sucesso. O evento, que contou com protocolos específicos para circulação do público e medidas extras de controle, exigiu esquema especial da organização para a retomada dos eventos de grande porte na região. A Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), gestora da festa, já prepara a 37ª edição, com a volta de shows nacionais e a manutenção dos desfiles temáticos na parte interna do parque.

O domingo, 17, foi de solenidade de encerramento no Parque da Oktoberfest. A organização, liderada pela presidente Roberta Pereira, destacou o empenho das comissões em realizar o primeiro evento de grande porte com as novas determinações legais e sanitárias em tempos de pandemia. Ações realizadas neste ano devem seguir no futuro da festa.

Segundo o presidente da Assemp, Fábio Borba, o relatório financeiro deve ser apresentado nos próximos meses, bem como reuniões de avaliação devem ser realizadas nas próximas duas semanas. O gestor adianta que o saldo é positivo para a organização e a projeção é de retorno dos shows nacionais no evento. “É uma marca do nosso evento os shows de grande porte e queremos, se os protocolos sanitários permitirem, retomar estas atividades durante a Oktoberfest,” destaca.

Os desfiles temáticos devem retornar à rua Marechal Floriano, entretanto, devem ser mantidos em menor porte na parte interna do parque. “Este foi um ponto alto da festa neste ano e com certeza ele seguirá na próxima edição. Durante os desfiles as pessoas se reuniam para festejar, era um momento muito bonito do evento,” afirma Borba.

FAMÍLIAS
Na edição deste ano o foco das programações foram nas famílias. Programações e atividades serão pensadas a partir do próximo ano para manter o público familiar ao longo das atividades. “Notamos essa necessidade, de faixas de horários e de atividades especiais para as famílias. Esta é uma demanda que seguirá recebendo atenção da organização,” afirma.

Outro espaço que seguirá no parque é o dedicado às microcervejarias. O local foi criado com palco para shows de rock e demais atrações, além de pontos para a comercialização de refeições.

DATAS
A 37ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul ocorrerá em três fins de semana, de 06 a 09, 12 a 16 e 20 a 23 de outubro de 2022. A mudança, que já havia sido discutida em diversas oportunidades pelos organizadores, leva como fatores positivos a questão do clima (diminuindo os riscos no caso de chuva) e a excelente aceitação por parte dos expositores locais. “É uma forma de aproveitar ao máximo a estrutura do parque, além de permitir o melhor direcionamento das empresas para os dias de evento,” explica.

O tema da festa, bem como a presidência da Coordenação Executiva, devem ser divulgados até o fim deste ano, para que se inicie o trabalho de organização.

“EVENTO FEITO COM PAIXÃO,” AGRADECE PRESIDENTE DA 36ª OKTOBER

“Tudo que é feito com paixão, a gente faz sem medo. Esta Oktober é a prova da paixão que as pessoas têm pela festa.” Assim a presidente da 36ª Oktober, Roberta Pereira, agradeceu a colaboração da comissão organizadora frente ao desafio de realizar a edição deste ano por conta dos protocolos sanitários.

Roberta Pereira liderou comissão executiva do evento em 2021

A realização da 36ª Oktober só foi possível graças ao cumprimentos dos protocolos de prevenção à Covid-19. Em duas ocasiões, os trabalhadores do evento foram testados, assim como os músicos e dançarinos. Já o acesso de visitantes foi restrito a pessoas já vacinadas (uma ou duas doses, conforme o plano vacinal) e com a concordância do Termo de Compromisso, garantindo o cumprimento dos protocolos e o não comparecimento em caso de sintomas gripais e/ou contato com caso positivo de covid-19.

“Encerramos o evento com a certeza de que proporcionamos aos visitantes momentos agradáveis, com apresentações artísticas e culturais, muita música e farta gastronomia. Foi um evento diferente, mas que ficará marcado para sempre na nossa história pelo trabalho em equipe e a superação”, destacou a presidente.

Uma das principais atrações do evento, o desfile de carros alegóricos foi realizado sete vezes. Em todas elas, a marca registrada foi a animação dos figurantes.

Guilherme Siebeneichler