Organização do Carnaval de Venâncio aguarda público de 20 mil pessoas nos dois dias de desfiles

Olá Jornal
fevereiro07/ 2020

As duas noite de desfiles do Carnaval de Rua de Venâncio Aires devem atrair mais de 20 mil pessoas. O principal festa de cultura popular ocorre na Osvaldo Aranha nos dias 22 e 24 de fevereiro. A organização está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e a Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva). A expectativa é de reunir a comunidade venâncio-airense para assistir os shows que serão apresentados por quatro agremiações.

Conforme o secretário municipal de Cultura e Esportes, Henrique Silva, a estrutura está organizada e deverá garantir melhorias para o público que assistirá o evento. “As principais contratações já foram finalizadas. Teremos uma empresa da região metropolitana responsável pela sonorização, o que deve garantir uma melhora na parte técnica. Além disso, as grades ao longo da rua serão mantidas.”

O gestor destaca que será ampliado o número de banheiros químicos disponibilizados na área central. “Fizemos um mapeamento e vamos aumentar o número de banheiros em pontos estratégicos. Esta contratação está em fase de finalização,” destaca.

A estrutura para financiar os custos com o festejos do “Momo” foram garantidas a partir de emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário (PT).

ESCOLAS

A segunda parcela de recursos para auxiliar as escolas de samba deverá ser paga na primeira quinzena de fevereiro. Entretanto, o valor depende do total que será arrecadado por meio de Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (LIC). Empresas são contatadas para patrocinar o evento popular de Venâncio Aires. Uma multinacional já teria confirmado repasse de recursos.

Ainda na metade de outubro a Prefeitura de Venâncio Aires garantiu o repasse de R$ 16 mil à quatro escolas de samba do município, Fiel Tribo Guarani, Acadêmicos do Samba Négo, Unidos da Vila Freese e Malandros do Ritmo. Por não possui mais de um ano de atividades a novata Imperatriz Cultural, não conseguiu acessar os valores, como estabelece a legislação de parcerias com entidades culturais.

ORDEM

A ordem das duas noites de desfile das escolas de samba do Carnaval de Rua de Venâncio Aires foi definida na última semana pela Lisva. No sábado, 22 de fevereiro, o desfile será aberto pela Acadêmicos do Samba Négo, seguida de Imperatriz Cultural, Malandros do Ritmo, Fiel Tribo Guarani e Unidos da Vila Freese. Para a segunda noite, 24 de fevereiro, a ordem das escolas é invertida, com abertura da escola Unidos da Vila Fresse.

Olá Jornal