Orçamento Anual da Prefeitura é apresentado em audiência pública

Guilherme Siebeneichler
novembro28/ 2016

A Administração Municipal de Venâncio Aires, através da comissão de elaboração e execução do orçamento, apresentou na manhã desta segunda-feira, 28, em audiência pública, a Lei do Orçamento Anual (LOA) para 2017. O documento que será encaminhado à Câmara de Vereadores apresenta as receitas projetadas e despesas por secretaria para o primeiro ano do próximo governo.

Apesar da importância do tema, na abertura do encontro o prefeito Airton Artus lamentou a ausência de público interessado, especialmente vereadores e governantes eleitos, já que aquele era o momento para conhecer a realidade dos números e ampliar questionamentos à equipe econômica. A audiência foi convocada por edital público no dia 24 de novembro.

Pronunciamento

Em seu pronunciamento, Artus destacou o inchaço do setor público, referindo que a sociedade não tem mais como custear os déficits dos governos. Ele destacou o aumento vegetativo da folha dos servidores e a contribuição previdenciária, que praticamente inviabilizam novos investimentos. “A Prefeitura é a maior indústria de Venâncio Aires. Gera empregos e é quem mais investe no município de forma direta e indireta. No entanto, estamos perdendo uma capacidade de investimento de R$ 15 milhões por ano”, revelou o prefeito.

A partir da aprovação da LDO na Câmara de Vereadores, que pela primeira vez voltou ao Executivo sem qualquer sugestão de emenda, a elaboração da peça orçamentária levou em conta o orçamento projetado de R$236.161.000,00 para o próximo ano, sendo que deste, 20,51% já estão comprometidos com o Fundo de Previdência Municipal. Do valor que sobra como receitas da Prefeitura, estão destinados 75,68% para Despesas de Manutenção, 11,9% para Encargos Especiais, sobrando apenas 12,32% para investimentos dividido em todas as secretarias.

CRÉDITO: Divulgação/AI PMVA

Guilherme Siebeneichler