Oratória nas Escolas da JCI será lançado nesta quarta-feira em Venâncio

Guilherme Siebeneichler
junho07/ 2017
Desenvolvida pela JCI, a ação visa incentivar a escrita e a expressão em público. A quinta edição do concurso Oratória nas Escolas de Venâncio Aires é aberta a estudantes dos oitavos e novos anos do Ensino Fundamental.
O lançamento oficial ocorre nesta quarta-feira, 07, no plenário Vicente Schuck da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a partir das 19h. Neste ano o tema selecionado neste ano é “O que é ter sucesso na vida?”. Para a quarta-feira foram convidas escolas, alunos e autoridades municipais. Logo após o lançamento será ministrada palestra sobre noções e dicas de oratória.
Neste ano o projeto é coordenado pela fonoaudióloga Thayse Bienert Fallavena. Ela cita que o Oratória nas Escolas estimula jovens estudantes a formar uma consciência crítica em relação a temas de relevância e contribui de forma positiva na propagação e multiplicação do conhecimento.
“Busca estimular a prática de falar em público, competência necessária para se diferenciar no mercado de trabalho, mas acima de tudo é uma forma de proporcionar crescimento individual para o dia a dia”.
O concurso Oratória nas Escolas é disputado em quatro etapas e podem participar alunos regularmente matriculados nas redes privadas ou públicas. Em Venâncio Aires serão realizadas duas etapas. Depois da etapa municipal ocorrem as etapas regional e nacional. Em todas as fases, os concorrentes têm seu discurso avaliado por um corpo de jurados. A fala precisa ser desenvolvido entre três a cinco minutos e são observados voz, mensagem e apresentação.
A vencedora da quarta edição do Oratória nas Escolas em Venâncio Aires, em 2016, foi Lívia Neves Stolben (foto). A final municipal será no dia quatro de julho na Câmara de Vereadores. A regional ocorre neste ano pela primeira vez na Capital do Chimarrão.
No estado são 14 entidades aptas a participarem do concurso. Mesmo após o lançamento qualquer escola local – cidade ou interior – pode aderir ao projeto sem custos. Além disso, a JCI premiará o aluno e o professor vencedores e concederá certificados a ambos. Informações adicionais sobre o concurso Oratória nas Escolas podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo telefone: 51 993174929 (Thayse).
Guilherme Siebeneichler