Ônibus escolares de Mato Leitão terão câmeras de segurança

Olá Jornal
janeiro07/ 2022

A frota própria do transporte escolar de Mato Leitão passará a contar com modernas câmeras de segurança no próximo ano letivo, que inicia em 21 de fevereiro. A Prefeitura, com recursos do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate/RS), investiu mais de R$ 4,7 mil nos equipamentos.

As câmeras veiculares (Full HD) visam dar mais segurança e proteção aos alunos que são transportados em roteiros passando praticamente em todas as localidades do município. A instalação dos equipamentos é uma iniciativa dos motoristas que atuam no transporte escolar que atende as três escolas municipais (Vó Olga, Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua) e Colégio Estadual Poncho Verde.

A frota da Prefeitura é composta por quatro veículos. São duas câmeras para acompanhar a movimentações dos alunos e outra direcionada ao motorista do coletivo. Os equipamentos possuem gravação de áudio e vídeo com capacidade de armazenamento para aproximadamente 10 dias (alunos) e três dias (motorista). O equipamento salva as imagens de forma otimizada, ou seja, sobrescreve as gravações mais antigas, dispensando a troca do cartão. As imagens gravadas pela câmera podem ser utilizadas como evidências em eventuais incidentes.

No momento que o motorista acionar o motor de partida do veículo a câmera começa a funcionar. Diariamente, os ônibus escolares da Prefeitura transportam cerca de 200 alunos com idade a partir dos 4 anos (Nível 5 do Ensino Infantil), nos turnos da manhã e tarde.

CRÉDITO: AI Prefeitura Mato Leitão

Olá Jornal