ONG pede auxílio para intercâmbio de estudante venâncio-airense

Guilherme Siebeneichler
junho14/ 2017

Uma oportunidade para motivar estudantes da rede pública de ensino a buscarem a qualificação em língua inglesa. Essa é a proposta do projeto Intercâmbio Assistido, promovido pela ONG Foco Empreendedor. Alunos do Vale do Rio Pardo participaram da iniciativa que objetiva garantir 15 dias de experiência no exterior. Nesta primeira edição foram 10 selecionados, sendo uma estudante da Escola São Luiz, de Venâncio Aires.

Para garantir o intercâmbio a entidade busca apoio financeiro. Os representantes do projeto participaram da sessão da Câmara de Vereadores, apresentaram a iniciativa piloto realizada em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação. São necessários R$ 15 mil, que colaboram com o custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação da jovem venâncio-airense, Stéfany Tiepo.

Para garantir, será necessário a devolução do valor por parte do Legislativo para a formalização de convênio público com a ONG Foco Empreendedor. Além dos estudantes selecionados, três professores também integram o grupo que embarca para Londres no dia 29 de julho. Segundo a presidente da organização, Áurea Helena Kops Binz, a região ganhará destaque estadual, já que a iniciativa poderá ser estendida a outras coordenadorias de educação. “É um projeto inovador e piloto, se temos um bom projeto que qualifique a educação precisamos de ajuda para melhorar a nossa base.”

Stéfany, falando em inglês na tribuna da Câmara, destacou a importância de ter sido selecionada para o intercâmbio. O Legislativo Municipal fará análise burocrática da solicitação e busca efetivar o auxílio. A vereadora Helena da Rosa (PMDB), presidente da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo, elogiou a iniciativa e fomentou a proposta, em especial, as oportunidades ofertadas aos alunos da região.

Guilherme Siebeneichler