ONG Alphorria planeja musical com repertório de Tim Maia

Janine Niedermeyer
junho15/ 2017

Responsável por introduzir o estilo soul na música brasileira, o carioca Tim Maia é inspiração de muitos projetos artísticos dentro e fora do país. Em Venâncio Aires, a ONG Alphorria quer captar a essência do compositor através de um musical, denominado “Alphorria canta Tim Maia”.

Segundo a presidente da organização, Ana Lúcia Landim, canções do músico já integram o repertório do grupo vocal, porém, a ideia é aliar dança e teatro em um único espetáculo. “Seria uma exaltação a música dele, um som que influenciou gerações e ele levou trouxe destaque para negritude. Por isso se pensou em fazer essa homenagem as obras dele”.

A representante da ONG ressalta que desde o ano passado a ideia foi sair do formato coral, até como forma de facilitar os ensaios aos integrantes, que podem se preparar para apresentações de maneira mais individual. “Nós tínhamos um gênero mais gospel e mudamos isso também”.

Com a participação de 10 a 12 integrantes, o grupo ensaia duas vezes por semana em sua sede no bairro Aviação, nas quartas e sábados. Neste formato musical, além das vozes, a parte instrumental é destaque e vem sendo coordenada por Abel Bibiano. “Estamos conseguindo a colaboração de artistas da região, como Cachoeira do Sul e Lajeado, na parte instrumental”, afirma Ana Landim.

A presidente explica que até mesmo pessoas interessadas em participar do grupo podem entrar em contato, por meio do telefone 99565-5619 ou no perfil ONG Alphorria no Facebook. Para o musical foram selecionadas 12 músicas de Tim Maia, para uma apresentação de cerca de uma hora e meia.

EM ESPERA

Apesar do planejamento de desenvolver o musical, o projeto precisará ter uma parada, em função da ONG ter sido selecionada no 3º Prêmio Empreendedor Cultural, que possui patrocínio da RGE Sul e realização da Cida Cultural.

O projeto prevê oficinas de capoeira, dança afro, beleza negra, culinária afro e percussão, além da criação e execução de uma intervenção cultural de raiz afro-sul-rio-grandense. Além disso, na semana de Consciência Negra de 2017, a ONG Alphorria vai para a rua, realizando uma Mostra Cultural.

Com essa demanda, o musical pode ficar para ser retomado em novembro. Apesar disso, o trabalho com músicas de Tim Maia deve estar inserido nas demais ações da ONG dentro do prêmio. Antes mesmo disso, a Alphorria organiza a 4ª edição do troféu Mulher Ativista em Destaque.

O evento no próximo mês sempre marca a passagem do 25 de julho, Dia Nacional da Mulher Negra, instituído em lei pelo governo federal também em 2014.

Foto: Everton Teixeira – Bola Cultural

Janine Niedermeyer