OMS apresenta relatório sobre pesquisas e evidências em produtos de tabaco novos e emergentes

Olá Jornal
setembro25/ 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta relatório sobre pesquisas e evidências em produtos de tabaco novos e emergentes aos países signatários da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O documento será divulgado durante a 9ª Conferência das Partes da CQCT (COP9) que ocorre em novembro, em Genebra, na Suíça.
A pedido das Partes durante o último evento (COP8), foi preparado com cientistas e especialistas, independente do setor de tabaco, e autoridades nacionais competentes. Reúne dados como pesquisa e evidências sobre produtos de tabaco novos e emergentes, em particular tabaco aquecido, quanto aos seus impactos na saúde, inclusive em não usuários; marketing incluindo estratégias e impactos promocionais, experiência regulatória e monitoramento das Partes.

De acordo com o documento, foram encomendados 11 artigos com base nas áreas específicas destacadas na solicitação. Os textos constituíram a base para a 10ª reunião do Grupo de Estudos da OMS sobre Regulamento do Produto do Tabaco (TobReg), que foi realizada virtualmente de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020 e coordenado pela sede da OMS em Genebra.

Mais de 50 especialistas independentes forneceram as informações empíricas sobre as mais recentes evidências científicas e regulamentos relacionados – até o segundo trimestre de 2020 – sobre nicotina e tabaco produtos em seus documentos de referência, que contribuíram para suas discussões. A OMS também realizou uma reunião de especialistas ativos na pesquisa de tabaco aquecido, incluindo especialistas de laboratório, em fevereiro 2020, com a presença de mais de 20 especialistas.

DADOS
Entre as conclusões, o documento reconhece que os produtos de tabaco aquecido reduzem a exposição a algumas substâncias nocivas mas não a todas elas. “A evidência existente indica que os HTPs (sigla em inglês para tabaco aquecido) provavelmente não são inofensivos e que, embora os fumantes mudar completamente de CCs (sigla em inglês para cigarros convencionais) para HTPs pode reduzir sua exposição a alguns HPHCs (sigla em inglês para Constituintes Nocivos e Potencialmente Nocivos), eles não reduzem sua exposição a todos eles”, afirma o texto.

Além disso, afirma que a evidência é inconclusiva sobre se os fumantes estão mudando completamente de cigarros convencionais para tabaco aquecido com objetivo de diminuir os danos de doenças relacionadas ao tabaco em comparação com os fumantes contínuos. Da mesma forma, aponta que a evidência existente é inconclusiva sobre se os produtos de tabaco aquecido em geral ajudam a fazer a transição dos fumantes, parcial ou totalmente.

Olá Jornal