Olimpíadas: Segunda decisiva para o Brasil nos Jogos Rio 2016

Janine Niedermeyer
agosto15/ 2016

A segunda-feira, 15, será decisiva para o Brasil nos Jogos Rio 2016. Dois dos esportes em que o país tem boas chances de subir ao topo do pódio – a ginástica artística, com Arthur Zanetti, e as maratonas aquáticas, com Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto – disputam provas decisivas ao longo do dia.

A torcida brasileira também deve ficar ligada em Robert Scheidt, que briga por medalha na vela, nas seleções masculinas de basquetebol e voleibol, que lutam para chegar às quartas de final, e na dupla de vôlei de praia Alison/Bruno Schmidt, que pode ir às semifinais.

Zanetti disputa final nas argolas

Uma das principais esperanças do Brasil nos Jogos, o ginasta Arthur Zanetti defende o ouro conquistado em Londres 2012 na final das argolas, marcada para as 14h, na Arena Olímpica do Rio. Zanetti obteve a quinta melhor nota da fase de classificação, atrás de dois chineses, um grego e um russo.

Scheidt luta por medalha na vela

Maior medalhista Olímpico da história da vela, o brasileiro Robert Scheidt pode ganhar sua sexta medalha nesta segunda-feira. O veterano compete na regata da medalha da classe Laser, às 14h05, na Marina da Glória, sem chances de ganhar ouro ou prata, mas disputando o bronze com o neozelandês Sam Meech e com o francês Jean Baptiste Bernaz.

Brasil joga pela sobrevivência no basquetebol

Com apenas uma vitória em quatro partidas, a seleção masculina de basquetebol entra em quadra na Arena Carioca 1 às 14h15 precisando vencer a Nigéria para avançar à segunda fase. Atualmente, o Brasil é o quinto no Grupo A – apenas os quatro primeiros se classificam.

Voleibol precisa vencer para avançar

No voleibol, o Brasil também corre risco de eliminação no masculino. Depois de duas derrotas seguidas em quatro partidas, o time de Bernardinho é o quarto no Grupo A e precisa vencer a França às 22h35 no Maracanãzinho para garantir seu lugar entre as equipes que vão às quartas de final.

Vaga na semifinal em disputa nas areias

Com a eliminação de Pedro Solberg e Evandro, os campeões mundiais Alison e Bruno Schmidt são a única esperança de medalha do Brasil no vôlei de praia masculino. A dupla pode dar um passo importante rumo ao pódio nesta segunda, na rodada das quartas de final, marcada para as 16h, contra o campeão Olímpico Dalhausser e seu parceiro Lucena, na Arena do Vôlei de Praia.

RESULTADOS

No vôlei, a Seleção Brasileira Feminina líder do seu grupo, está classificada para enfrentar a China nas quartas de final. Neste domingo, 14, venceu a Rússia por 3 sets à zero, parciais de 25/23, 25/21 e 25/21.

Já no vôlei de praia feminino, o Brasil já tem ao menos uma medalha garantida nos Jogos Rio 2016. As duas duplas que representam o país, Talita/Larissa e Ágatha/Bárbara Seixas, venceram suas partidas neste domingo, 14, na Arena do Vôlei de Praia e garantiram vaga nas semifinais da competição. Desta forma, na pior das hipóteses, o país conquistará um bronze nas areias de Copacabana.

Polo Aquático

A rodada deste domingo, 14,  no polo aquático decidiu os confrontos da próxima fase do torneio Olímpico. O Brasil, que venceu Austrália, Japão e Sérvia, mas depois perdeu para a Grécia, sofreu mais uma derrota, desta vez para a Hungria por 10 a 6.

Terminou a fase de classificação em terceiro lugar no Grupo A e vai pegar a campeã Olímpica Croácia, vice-líder do Grupo B, na próxima fase, que já é eliminatória. Os húngaros, que terminaram na liderança da chave do Brasil, enfrentarão Montenegro, time que ficou em quarto lugar no Grupo B.

Handebol 

Oito das 12 seleções femininas de handebol que disputam os Jogos Rio 2016 seguem na disputa pelas medalhas. A conclusão da primeira fase da competição, neste domingo, 14, definiu os cruzamentos da rodada das quartas-de-final da competição na Arena do Futuro.

Todas as partidas serão realizadas na terça, 16. O Brasil, líder do Grupo A, encerrou a primeira fase com quatro vitórias e uma derrota depois de bater Montenegro por 29 a 23 e enfrentará os Países Baixos, que ficaram em quarto lugar no Grupo B, com duas vitórias. O jogo está marcado para as 10h.

Boxe vai bem!

O boxe brasileiro conquistou mais uma vitória na tarde deste domingo, 14 de agosto, no ringue do Pavilhão 6 do Riocentro. Após o feito de Robson Conceição, que disputará o ouro na categoria peso leve (até 60kg), Andreia Bandeira também venceu seu combate e passou às quartas de final da categoria peso médio feminino (até 75kg).

O adversário de Robson na final será o francês Sofiane Oumiha, que na outra semifinal derrotou Otgondalai Dorjnyambuu, da Mongólia, por 3 a 0. O duelo será na terça-feira, 16.

Foto: Getty Images/Ezra Shaw

Janine Niedermeyer