Olimpíadas: Ouro para dupla Alison e Bruno no Vôlei de Praia

Janine Niedermeyer
agosto19/ 2016

Após 12 anos, quando subiu ao lugar mais alto do pódio com Ricardo e Emanuel em Atenas 2004, o Brasil voltou a conquistar uma medalha olímpica de ouro no vôlei de praia masculino. Na grande final disputada debaixo de chuva fina já na madrugada desta sexta-feira, dia 19 de agosto, na Arena de Copacabana, Alison e Bruno Schmidt derrotaram os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17) e conquistaram o ouro nos Jogos Rio 2016.

Atual líder do ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a dupla brasileira confirmou seu favoritismo em cima de Nicolai e Lupo, que ficaram em quinto lugar nos Jogos Londres 2012. Os italianos começaram forçando o saque em cima de Bruno Schmidt, mas a estratégia não adiantou. O Brasil venceu o primeiro set por 21 a 19.

No segundo, Nicolai e Lupo até conseguiram equilibrar o jogo, mas não foram páreo para os brasileiros, que venceram por 21 a 17 e fecharam a partida em 2 sets a 0. Prata em Londres 2012, Alison ressaltou que a dupla foi amadurecendo durante a competição. “Superamos muitas dificuldades ao longo da caminhada. Discordamos, concordamos, mas nunca deixamos de acreditar um no outro”, disse o Mamute.

Já Bruno Schmidt, eleito melhor jogador do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 2015, estava muito emocionado. Ele fez um agradecimento especial ao pai, Luiz Felipe Schmidt. “Eu quis parar de jogar por três vezes e ele não deixou. Estou há 15 dias sem dormir direito, pois vou deitar às 3h e já acordo às 5h. Nunca senti tanta pressão na minha vida. Mas hoje tudo isso valeu a pena”, ressaltou Bruno.

No total, o Brasil tem agora seis medalhas no vôlei de praia masculino, sendo duas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Com a conquista de Bruno e Alison no vôlei de praia, o Brasil já tem a melhor campanha de todas as edições de Jogos Olímpicos. A delegação iguala o número de ouros de Atenas 2004 (5), mas tem mais medalhas de prata. Compare:

Atenas 2004:

5 ouros – 2 pratas – 3 bronzes = 10

Rio 2016 (até agora):

5 ouros – 5 pratas – 5 bronzes = 15

Foto: Danilo Borges/Brasil2016.gov.br

Janine Niedermeyer