Olimpíadas: O aguardado ouro do futebol veio e em casa

Janine Niedermeyer
agosto20/ 2016

BRASIL soma 18 medalhas no Rio 2016 – 6 ouros, 6 pratas e 6 bronzes!

Demorou mais de seis décadas, cinco jogos, o desenrolar de 120 minutos e dez cobranças de pênaltis, mas enfim o Brasil encontrou os 18 ourives capazes de esculpir a medalha de ouro no futebol masculino. Vários chegaram perto de acertar a medida precisa. Erraram a mão em algum momento e a química não funcionou.

Em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012, a cor saiu no tom prata. Em Atlanta 1996 e Sydney 2000, com a coloração bronze. Desta vez, a bancada era o Maracanã, o amarelo das arquibancadas indicava como a joia deveria ser feita e o placar de 1 x 1 no tempo normal, 0 x 0 na prorrogação e 5 x 4 nas penalidades contra a Alemanha deram o resultado perfeito.

A medalha vale mais que o peso. A espera, entrega e sofrimento até o grito de “é campeão” neste sábado (20.08), no penúltimo dia dos Jogos Rio 2016, tem gostinho ainda mais especial. O alívio após a cobrança de Neymar, a última da série de cinco para cada time, após o alemão Nils Petersen desperdiçar a penalidade anterior, foi como uma catarse coletiva no Maracanã e pelo país.

“Essa é a conquista que almejávamos há muito tempo, um anseio grande, uma responsabilidade que todo time olímpico carrega por ser o desporto número um do pais. Acredito que essa fase passou e no futuro teremos tranquilidade maior para lidar com essa situação. Nosso futebol não está morto, acredito no potencial dos nossos jogadores e que podemos oferecer muito ao futebol mundial”, afirmou o técnico da seleção olímpica, Rogério Micale.

Foto Futebol: Danilo Borges/Brasil2016.gov.br

MAIS MEDALHAS

O taekwondo também levou o Brasil ao pódio nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Na noite deste sábado, 20, último dia do esporte nos Jogos, o mineiro Maicon de Andrade (de vermelho na foto) surpreendeu e conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 80kg.

maicon_tae

É a segunda medalha brasileira no taekwondo na história dos Jogos. Em Pequim 2008, Natalia Falavigna também ganhou o bronze. Maicon, de 23 anos, é o 51º colocado no ranking mundial da categoria e surpreendeu o britânico Mahama Cho, número 12 do mundo, na disputa pelo bronze. O brasileiro venceu o combate por 5 a 4 e comemorou com o público na Arena Carioca 3.

“É um sonho. Só estando aqui dentro para entender. Por mais que usasse as palavras mais bonitas, ainda não conseguiria explicar. Mantive o foco até o último chute. Dedico essa medalha a toda minha família, aos meus amigos e à minha cidade, Justinópolis (MG), que parou para me ver”, comentou Maicon, após a luta decisiva.

Foto: Getty Images/ Jamie Squire

VÔLEI

Pra fechar literalmente com chave de ouro os Jogos, o Brasil ainda vai em busca de mais uma medalha no lugar mais alto do pódio. No Vôlei de Quadra Masculino, pela quarta vez seguida, a seleção brasileira está na final dos Jogos Olímpicos.

Na decisão deste domingo, 21, às 13h15, um adversário que há 12 anos era derrotado pelos brasileiros. A Itália marcou o ponto mais alto do ciclo do líbero Serginho na equipe e marcará o encerramento desta trajetória. “A gente tem que saber que vai enfrentar uma Itália forte e motivada, mas jogando em casa a gente tem que mandar, como foi hoje, impondo o ritmo. Eu só agradeci, jogar quatro finais não é fácil”, disse o líbero, que não vê a hora de se aposentar.

“Para mim é a melhor coisa da vida, na segunda-feira vou estar livre da seleção. É meu sonho, o que eu espero há tempos. Quero que chegue domingo para acabar e ir para casa”, brincou. A derrota para os italianos na primeira fase servirá como ferramenta de análise para Bernardinho armar a equipe para a partida decisiva.

RIO DE JANEIRO 19/08/2016 - VOLEI MASCULINO - MARACANÃ - Seleção brasileira enfrentando a seleção da Russia. Alaor Filho/Exemplus/COB
Foto: Alaor Filho/Exemplus/COB

CAMPANHA

Primeira fase

Brasil 3 x 1 México
Brasil 3 x 1 Canadá
Brasil 1 x 3 EUA
Brasil 1 x 3 Itália
Brasil 3 x 1 França

Quartas de final – Brasil 3 x 1 Argentina

Semifinal – Brasil 3 x 0 Rússia

Próximos jogos – domingo (21.08)

9h30 – EUA x Rússia – disputa pelo bronze
13h15 – Brasil x Itália – final

Janine Niedermeyer