Olimpíadas: Brasil teve dia de eliminações, mas conquistas

Janine Niedermeyer
agosto17/ 2016

Se por um lado o Brasil conquistou duas medalhas nas Olimpíadas – Boxe e Canoagem – nesta terça-feira, 16, em contraponto o dia não foi positivo para os esportes coletivos do país. As equipes de polo aquático masculino, futebol feminino, vôlei feminino e vôlei de praia feminino, tiveram eliminações.

No polo, o time brasileiro enfrentou a Croácia, atual campeã olímpica, pelas quartas de final. Apesar de sair ganhando, o Brasil viu o sonho de chegar pela primeira vez nas semifinais dos Jogos Olímpicos ir por água abaixo. O time croata venceu por 10 a 6, com destaque para o goleiro Marko Bijac. Com o resultado, a equipe brasileira brigará agora por uma posição do quinto ao oitavo lugares nos Jogos Rio 2016.

No handebol feminino, a melhor geração da história da modalidade, campeã mundial em 2013, estava a uma vitória de garantir um resultado inédito, mas acabou sendo derrotada pela Holanda por 32 a 23, na Arena do Futuro. Com o resultado, o Brasil repete o desempenho de Londres 2012, parando nas quartas de final.

Ainda durante o dia, viria a eliminação no futebol feminino. Depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação com a Suécia – como nas quartas de final, quando eliminou a Austrália –, a seleção foi derrotada por 4 a 3 na disputa das penalidades, no Maracanã, e não avançou à final.

Já à noite, foi a vez de torcer pelas ‘meninas’ do vôlei em quadra, contra a China. Na primeira fase, a seleção brasileira feminina de vôlei derrotou todas as suas adversárias sem perder um set sequer. Mas contra a China, nas quartas de final, o Brasil teve de encarar não só um forte adversário, como seus próprios erros, desatenções e nervosismo.  E aí não somente perdeu um set, como o jogo por 3 a 2, parciais de 15/25, 25/23, 25/22, 22/25 e 15/13, resultando em uma inesperada eliminação. Uma noite de muito choro e de incredulidade.

Ainda no vôlei, mas de praia, houve a eliminação da dupla brasileira Larissa e Talita contra as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, que venceram por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/12.

Conquistas

Apesar das derrotas, algumas até inesperadas, a torcida brasileira pode comemorar e muito também. No vôlei de praia, duas duplas do Brasil seguem em busca do ouro. No masculino, Alison e Bruno Schmidt garantiram vaga na final. Na semifinal, disputada nesta terça-feira, 16, a dupla brasileira venceu os holandeses Brouwer e Meeuwsen por 2 sets a 1 (21/17, 21/23 e 16/14), em 59 minutos.

Já a dupla brasileira feminina Ágatha e Bárbara não tomou conhecimento do favoritismo das norte-americanas Karri Lee Walsh (tricampeã campeã olímpica) e April Ross (prata em Londres 2012). As brasileiras venceram por 2 sets a 0 (22/20 e 21/18) na semifinal disputada no início da madrugada desta quarta-feira, 17, na Arena de Copacabana.

Foto – Getty Images/David Ramos

Janine Niedermeyer