Olimpíadas: Brasil conquista nova medalha no judô

Janine Niedermeyer
agosto12/ 2016

O Brasil conquistou a quarta medalha nas olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. Na tarde desta sexta-feira, 12, veio mais um bronze para o país e a terceira na modalidade do judô. O judoca brasileiro Rafael Silva, o Baby, venceu sua luta na briga pelo pódio na categoria acima de 100kg. Ele superou Abdullo Tangriev, do Uzbequistão.

Esse foi o segundo bronze seguido conquistado pelo sul-mato-grossense de 29 anos em Jogos Olímpicos. Em sua campanha, o lutador de 2,03m e 170kg estreou na Rio 2016 com uma vitória fácil, por ippon, sobre o hondurenho Ramon Pileta.

Depois despachou o russo Renat Saidov nas oitavas de final. Porém, o terceiro duelo dele na manhã desta sexta-feira, 12, foi o duelo contra o mito do judô mundial Teddy Riner, dono de oito títulos mundiais e atual campeão olímpico.

O francês, que entrou no tatame da Arena Carioca 2 com uma invencibilidade de 109 lutas sentiu a força da pegada de Baby e o grande apoio da torcida, mas, com um wazari, acabou levando a melhor pela oitava vez em oito confrontos.

A derrota mandou Rafael para a repescagem. Ele precisaria vencer duas lutas para ir ao terceiro lugar do pódio. Na primeira, o simpático atleta atuou muito bem taticamente e forçou duas punições do holandês Roy Meyer para sair vitorioso. Depois veio o triunfo sobre Tangriev, do Uzbequistão.

Agora o Brasil possui 4 medalhas nos Jogos do Rio. São 3 do judô (1 ouro para Rafaela Silva e 2 bronzes, com Mayra Aguiar e Rafael Silva), além de uma prata com Felipe Wu no Tiro Esportivo.

 

Janine Niedermeyer