Oktoberfest Santa Cruz mobiliza cozinheiros amadores e profissionais da região

Guilherme Siebeneichler
julho13/ 2017

“Levar a Oktoberfest além dos portões do parque e envolver toda a comunidade durante os meses que antecedem a festa”. Esta é a proposta da Coordenação Executiva da 33ª Oktoberfest com as ações que ocorrem a partir do mês julho. Nesta quinta-feira, 13, aconteceu o lançamento oficial do 1º Concurso Prato Típico Alemão, uma das novidades desta edição da Festa da Alegria. O evento, realizado na Unidade Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do município, contou com a presença de convidados, autoridades e imprensa. “O concurso vai mobilizar cozinheiros amadores e profissionais da região, dando a oportunidade de envolvimento com a Oktoberfest através da gastronomia, o que enaltece ainda mais o caráter cultural da nossa festa”, ressaltou o presidente da Oktoberfest Santa Cruz, Djalmar Ernani Marquardt.

O concurso cultural e recreativo é uma promoção da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Senac Santa Cruz e Sindilojas Vale do Rio Pardo, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A iniciativa propicia duas formas de participação: pessoa jurídica ou física, com a inscrição de uma receita por participante. O período de inscrições será de 13 a 21 de julho, na Assemp – Rua Guilherme Hackbart, 109, centro – ou Senac Santa Cruz – Rua Venâncio Aires, 330, centro. Além do preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deverá anexar uma foto da comida típica. “Uma comissão julgadora vai eleger o melhor prato típico alemão de cada modalidade com ênfase na originalidade, criatividade e apresentação”, explicou a diretora da Unidade Educacional do Senac-RS em Santa Cruz do Sul, Daniela Roehrs Laner.

ETAPAS

A divulgação dos selecionados para etapa final está prevista para o dia 26 de julho, nas redes sociais do Senac Santa Cruz, em que serão classificadas seis receitas, três de cada categoria. A apresentação final dos pratos será no dia 3 de agosto, a partir das 18h30, no Senac Santa Cruz, durante a Programação da Semana da Gastronomia da instituição. Nesse dia, no formato de banca, cada candidato deverá apresentar o seu prato típico alemão com direito a degustação pelos avaliadores. A divulgação dos vencedores acontece no mesmo dia. As duas categorias recebem como premiação um forno de micro-ondas (pessoa física) e um forno elétrico (pessoa jurídica), respectivamente, oferecidos pela Agro-Comercial Afubra, placa de reconhecimento e permanente para a Oktoberfest 2017, que acontece de 4 a 15 de outubro, em Santa Cruz do Sul. Além disso, a vencedora na categoria pessoa física ganhará o direito de participar de uma oficina de gastronomia de até 15 horas do Senac, e a jurídica poderá ministrar uma oficina de culinária durante a Festa da Alegria, no estande Senac/Sindilojas. Mais informações (51) 3715-6844 ou 3711-6460.

Guilherme Siebeneichler