Oitava edição da COP do Tabaco pode ocorrer no México

Guilherme Siebeneichler
novembro09/ 2016

Na sessão plenária desta quarta-feira, 9, durante a Conferência das Partes da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco, a delegação do México manifestou interesse em realizar a próxima edição. Entretanto a decisão só será confirmada na próxima sexta-feira, 11. Ao longo deste terceiro dia de discussões, a estrutura do evento, formas de financiamento e manutenção dos trabalhos para os próximos dois anos, estiveram em debate.

A convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem enfrentado dificuldades financeiras para garantir a continuidade dos trabalhos. A redução de despesas é um tema corriqueiro nos debates da COP7, e durante a abertura, a chefe do secretariado da convenção, a brasileira, Vera Luíza Costa e Silva, solicitou aos países que colaborem financeiramente para a manutenção dos trabalhos do tratado. Para os próximos dois anos a expectativa é de receber em doações dos 181 países que compõe o acordo, U$ 9 milhões.

A sugestão inicial era de realizar a COP8 em Genebra, na Suíça, sede da OMS. Dois períodos são sugeridos para a realização do evento em 2018, entre 1º e 6 de outubro, ou no mês de novembro de 28 a 1º de dezembro.

Guilherme Siebeneichler