Oficina no próximo mês busca estimular novas empresas para a Incubadora da Unisc

Olá Jornal
fevereiro19/ 2022

A Universidade de Santa Cruz do Sul está com inscrições abertas para novos projetos serem acolhidos na Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc). Venâncio Aires contará com uma unidade no campus local e a busca por novos empreendimentos será pauta de oficina no próximo dia 15 de março. A proposta é de estimular projetos empreendedores para serem incubados no espaço criado no prédio da unidade local, com a proposta de garantir suporte às ideias de negócios.

O Workshop Startando uma Startup será realizado a partir das 17h30min e as inscrições devem ser feitas pelo site: bit.ly/3HIpeg5. O objetivo é apresentar formas de tirar do papel projetos de inovação, desenvolver na prática medidas para encontrar soluções aos negócios e descobrir novas oportunidades. Conforme o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, o evento busca fomentar novas ideias para serem incubadas no espaço tecnológico da universidade.

“Será uma forma de trocar ideias, buscar informações para colocar em prática projetos de empreendedorismo. É uma forma de pensar o modelo de negócio e qualificar projetos para ingressar na incubadora tecnológica,” afirma.

Por conta dos protocolos sanitários é necessária inscrição prévia para participar do workshop.

INCUBADORA
A unidade de incubação de novos negócios da Unisc no campus Venâncio Aires está em desenvolvimento com o poder público local e entidades parceiras que fomentam o empreendedorismo. Um espaço no prédio atual foi qualificado para receber novas empresas, como local de coworking, sala de reuniões e mini auditório.

Um edital de seleção de novos negócios para o Itunisc está aberto com inscrições até o dia 21 de março. As atividades iniciam no dia 28 de março.

O local busca garantir apoio da universidade para fomentar novos empreendimentos na cidade. A forma de atuação engloba três fases. A primeira, de até três meses, objetiva detalhar o modelo de negócio e transformar a ideia em um projeto real. A segunda fase, de até nove meses, busca realizar a estrutura do negócio e a sua operação. Outros 12 meses são dedicados à “tração” para a empresa incubada iniciar as atividades.

“A incubadora busca garantir apoio para novos empreendimentos, que depois serão inseridos no mercado e poderão gerar novos postos de trabalho, e crescer de forma independente,” conclui Kirst.

PROJEÇÃO
A Incubadora Tecnológica de Venâncio Aires tem expectativa de receber neste primeiro chamamento pelo menos cinco empreendimentos. Além de apoio de estrutura, o local oferece orientação profissional e consultorias.

FOTO: Willian Oliveira/Guia Venâncio

Olá Jornal