Obras na Praça da Matriz são retomadas

Guilherme Siebeneichler
novembro25/ 2019

A obra de revitalização da Praça Coronel Thomaz Pereira, a Praça da Matriz, recomeçou nessa segunda-feira, 25. No local, funcionários da Construtora Progetto Sul, de Lajeado, trabalham na organização e limpeza do canteiro de obras, e logo darão seguimento as obras dos sanitários, prioridade elencada pela Administração Municipal. Com a alvenaria erguida na fase anterior, a nova empresa trabalhará na conclusão da cobertura, instalações hidráulicas e elétricas e por fim, nos acabamentos. A nova edificação irá proporcionar além das instalações usuais adequadas ao publico feminino e masculino, sanitário destinado a Portadores de Necessidades Especiais – PNE unissex e fraldário.

A expectativa é de que em dois meses os sanitários já possam ser disponibilizados a população, contando com o regular repasse dos recursos Federais, e um total de cinco meses para conclusão de todo o contrato. “Nesta retomada dos trabalhos, a empresa que foi a segunda colocada no processo licitatório, iniciou nesta segunda-feira suas atividades priorizando a obra dos banheiros, sendo esta a parte mais importante e de maior urgência. Os sanitários antigos foram demolidos pela equipe da SISP, a fim de evitar esse custo no orçamento da obra, e assim investir o valor em melhorias. Desde então, o Município vem arcando com a despesa de banheiros hidráulicos, mas que agora, após o imbróglio burocrático, vai ser solucionado”, explica a Secretária Municipal de Planejamento e Urbanismo, Jalila Böhm Heinemann, que ao lado do engenheiro Civil, Cássio dos Santos, e dos Gestores Mirins Tainá Sitze e Felipe da Silva, acompanhou o reinício dos trabalhos nesta segunda-feira, 25.

Em dezembro completa-se um ano da assinatura do contrato com a empresa vencedora em primeiro lugar no processo de licitação. Mas, por conta da desistência desta, foi necessário notificar a segunda colocada, e com o aceite dessa, foram iniciados os tramites burocráticos, culminando com a autorização para início do trabalho, recebida na última semana.

A estimativa é de que depois da retirada da decoração natalina, por volta de 15 de janeiro, a empresa passará para os demais trabalhos inclusos no projeto de revitalização, como iluminação, ampliação do passeio público e demais itens. A obra está orçada em cerca de R$ 320 mil.

CRÉDITO: AI PMVA

Guilherme Siebeneichler