Obras de revitalização da Praça Matriz serão retomadas até outubro

Olá Jornal
setembro02/ 2019

A segunda empreiteira que participou do processo de licitação para a revitalização da praça Coronel Thomaz Pereira (Matriz) aceitou assumir as obras. A confirmação ocorreu nesta semana. Com sede em Lajeado, a Projeto Sul irá atuar na reforma e a prioridade é concluir os trâmites burocráticos até o fim de setembro. As obras devem voltar a ganhar forma a partir de outubro.

Segundo a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Jalila Böhm Heinemann (PSB), a prioridade será a conclusão dos novos sanitários. “Os trabalhos serão focados no término dos novos banheiros. É uma demanda prioritária da nossa população também. Além disso, queremos contar com a estrutura pronta para as festas de fim de ano,” explica.

Os investimentos iniciais foram realizados pela empresa venâncio-airense Dettenborn & Cia Ltda, que paralisou por conta da demora em receber os pagamentos. A rescisão do contrato com a Prefeitura ocorreu no mês de julho. Com a nova empresa confirmando que irá continuar as obras, uma atualização dos valores de materiais e custos operacionais, será realizada também pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos.

“O projeto arquitetônico seguirá o mesmo, mas teremos correção de alguns valores. Esta adequação já é possível para garantir maior fluxo da obra ao longo do período,” explica Jalila.

A revitalização no principal espaço público de Venâncio Aires iniciou no dia 05 de dezembro de 2018. A obra está estimada em R$ 304.818,00 e a previsão é de que fique pronta em setembro. O projeto original da praça é de 1889 e, ao longo das décadas, o local passou por modificações. O resgate acontecerá também com o alargamento do passeio público no entorno do chafariz. Outros espaços receberão pavimentação, como o patamar onde estarão os sanitários, o novo Espaço Cívico, a nova área do chimarródromo, o acesso ao playground e a ampliação da calçada, onde fica hoje o ponto de ônibus. Todos os caminhos pavimentados serão providos de piso tátil.

Olá Jornal