O digital veio para ficar: Feira do Livro 2021 terá formato híbrido

Olá Jornal
outubro28/ 2020

Apesar das incertezas trazidas pelo ano de 2020, uma coisa é certa: em 2021 a Feira do Livro terá formato híbrido. A convergência que garantiu a realização do evento em tempos de pandemia, extrapolou a opção de não deixar em branco mas reinventou o seu modelo e fará parte do DNA de uma das principais programações culturais do município.

De acordo com a gerente do Sesc, Diane Lacerda Araújo, a organização fará avaliação mas certamente o virtual veio para ficar devido a adesão da programação virtual com aproximadamente 30 mil pessoas durante os quatro dias. Além disso, à adesão de público e autores que presencialmente não teriam disponibilidade estarem presentes. “Para nossa surpresa a adesão da programação virtual foi muito grande. Só amplia nossas possibilidades, aumenta a capacidade e capilaridade da nossa Feira do Livro atingir mais pessoas e ficar sem fronteiras”, avalia.

Diane destaca ainda como ponto positivo a possibilidade de acessar o evento em qualquer tempo, uma vez que a programação ficará na página no Facebook, aumentando ainda mais o alcance. “É um super ponto positivo porque a feira está lá com acesso a todo mundo que quiser continuar acompanhando a programação”.

SUPERAÇÃO
O número de livros comercializados também surpreendeu a organização. Foram mais de 800 exemplares durante um dia de evento presencial, com duas livrarias em apenas dois turnos. Há ainda a comercialização em outros pontos de venda na cidade como supermercados e papelarias cuja quantidade não é possível de mensurar mas que, segundo Diane, valida a importância e necessidade de uma Feira do Livro para o município.

O teatro, a música, a contação de histórias, os autores invadiram a rede em intervenções virtuais que conectaram o público ao universo da leitura. “Atingir positivamente o nosso público que ocupava os espaços da feira do livro nessas últimas 20 edições”. E deu certo.

A superação trouxe surpresa, satisfação e aprendizado. “Acredito que o aprendizado tenha sido a adaptabilidade quando começamos a planejar a feira seguimos sempre a partir do mesmo modelo, físico, e nesse ano tivemos que nos reinventar”, avalia Diane.

Com o tema “Ler é para todos”, a festa da literatura deste ano teve como patrona a escritora gaúcha Martha Medeiros que participou da abertura oficial na Fanpage oficial da Feira na rede social Facebook. Ao longo de quatro dias, foi oferecida uma programação variada para fortalecer a importância do hábito da leitura Na Fanpage é possível encontrar toda a programação além de diversos personagens criados exclusivamente para esta edição.

Olá Jornal