Número de trabalhos inscritos na Feira de Ciências da Unisc supera expectativas

Olá Jornal
setembro28/ 2021

O número de 127 trabalhos inscritos para a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, superou as expectativas dos organizadores. Segundo a coordenadora do evento, Cláudia Mendes Mählmann, “diante do contexto da pandemia, não tínhamos certeza da quantidade de projetos que seriam submetidos, em vista das inúmeras dificuldades que as escolas iriam enfrentar na volta das aulas presenciais total ou parcialmente. Por isso, esse número superou nossas expectativas”, salientou.

Para a professora, com o retorno do presencial, tudo seria muito incerto, porque as escolas precisariam fazer revisão de conteúdos e atividades que não tinham sido realizadas de modo pleno na época das aulas remotas. Ela recorda que também havia as dificuldades dos professores em dispor de tempo para orientar projetos, porque, além do aumento de demandas com o presencial, estavam envolvidos em outras atividades como cursos de formação.

Diante dessa resposta tão expressiva, Cláudia Mählmann parabeniza os docentes e as escolas, não só pelos trabalhos encaminhados, mas por incentivarem os jovens a estudarem e aprofundarem o conhecimento em áreas pelas quais se interessam e a desenvolverem projetos de interesse de um grupo ou turma. A coordenadora parabeniza, de igual forma, toda a equipe da comissão organizadora do evento pelo seu empenho, em especial, na divulgação de datas e prazos, de atividades em fluxo e da elaboração dos cursos necessários para a Feira. “Toda a equipe está muito empenhada, incluindo nossos parceiros das Coordenadorias Regionais de Educação nos vales do Rio Pardo, Jacuí-Centro e Taquari, na divulgação junto a escolas e professores da importância da participação no evento”, acrescentou.

Próximos passos

Com o encerramento das inscrições dos projetos, foi iniciado nesta segunda, 27, o encaminhamento dos trabalhos para os avaliadores, a fim de fazer uma pré-seleção. Isso porque como houve 127 submissões, há espaço para 100 trabalhos para serem apresentados. Esse resultado vai ser publicado e os pré-selecionados serão informados até o dia 8 de outubro. A partir dessa data, inicia um curso para os estudantes que tiverem seus trabalhos classificados com orientações para as apresentações, que ocorrerão via google meet entre 20 e 22 de outubro, conforme prevê o edital do evento. As informações desse curso são referentes ao uso desse ambiente, do material que pode ser utilizado e a criatividade.

CRÉDITO: AI Unisc

Olá Jornal