Nucva recebe o terceiro encontro da Rede de Museus

Guilherme Siebeneichler
agosto26/ 2017

A última quinta-feira, 24, foi de debate sobre a manutenção e integração entre os museus e entidades de memória da imigração germânica. O encontro da Rede de Museus foi realizado no Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva). Além de visitação às exposições do espaço venâncio-airense, representantes de São Leopoldo, Nova Petrópolis, Montenegro e Ivoti, discutiram formas de parceria para a troca de informações e o crescimento do segmento que busca fomentar a cultura alemã.

Conforme o tesoureiro do Nucva e um dos fundadores da entidade, Flávio Seibt, o grupo tem por objetivo garantir o funcionamento das instituições que resgatam a história dos primeiros imigrantes no Rio Grande do Sul. “Essa é uma troca importante, projetamos inclusive a realização de exposições em parceria, em que os nossos objetos sejam expostos em outras cidades e os parceiros enviem exposições diferenciadas. É o momento de unir forças e manter as atividades,” ressalta.

A Rede também quer fortalecer as relações com o Governo da Alemanha e com instituições universitárias e museus do Brasil, já que possuem peças históricas que poderão circular pelo país. Como contrapartida os museus, através da entidade, buscam apoio financeiro e técnico para o restauro, preservação, acondicionamento, catalogação e pesquisa de seus acervos, com vista a sua extroversão, para fins pedagógicos e de preservação da história das comunidades germânicas.

ESCOLA
Durante passagem do evento a instituição venâncio-airense, Seibt destacou que a entidade irá retomar o projeto de apresentar o acervo em educandários do município. O projeto Museu na Escola já foi realizado e será retomado. A proposta ainda é discutida com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto visita alunos e apresenta peças pertencentes ao acervo do museu.

Guilherme Siebeneichler