Novos leitos de UTI no HSSM devem ser enviados nesta semana pelo Estado

Guilherme Siebeneichler
abril08/ 2020

Até o fim da semana o Hospital São Sebastião Mártir deve receber quatro novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) encaminhados pelo Governo do Estado. Ainda em março, a Secretaria Estadual de Saúde, contatou os gestores municipais, para avaliar a ampliação nos leitos de UTI disponíveis em Venâncio. Na oportunidade, a direção da casa de saúde, com os gestores da Secretaria Municipal de Saúde, confirmaram a capacidade do hospital para receber quatro novos leitos de forma intensiva.

Outros seis leitos especiais serão estruturados pelo hospital, para garantir maior capacidade em caso de necessidade intensiva dos pacientes com o novo Coronavírus, o Covid-19. Atualmente a UTI Adulta do HSSM conta com 10 leitos. Conforme o secretário municipal de saúde, Ramon Schwengber (PSB), a previsão do Governo do Estado é de enviar os novos equipamentos médicos até o fim da semana.

“Esta é a previsão inicial encaminhada pelo Estado. Estamos aguardando a confirmação de chegada desta estrutura que vai incrementar a nossa capacidade de tratamento intensivo. Os casos graves do Covid-19 necessitam de suporte avançado para o tratamento e aumentar esta capacidade é fundamental, para nos preparar,” explica.

As unidades novas que deverão ser implantadas em Venâncio Aires, se aliam à 60 novas vagas e já devem estar disponíveis, segundo o diretor do Departamento de Regulação Estadual da Secretaria Estadual da Saúde, Eduardo Elsade.

O governo estadual calcula a necessidade de 218 leitos extras de UTI para tratar doentes infectados pelo coronavírus, isto é, cerca de 5% dos possíveis infectados no Rio Grande do Sul até 10 de abril em um cenário italiano de coronavírus. O mapa ainda é provisório, podendo sofrer ajustes nos próximos dias.

Guilherme Siebeneichler