Novo trabalhador e contratações alteram também formas de ensino

Olá Jornal
abril30/ 2022

No próximo domingo, 1º de maio, é celebrado o Dia do Trabalhador. A data abre nova reflexão sobre os modelos de contratos no emprego formal e os desafios impostos aos trabalhadores nos últimos anos. Buscando garantir formação para áreas com demanda, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) analisa as necessidades das empresas na região e foca na preparação de empreendedores.

Cada vez mais o trabalhador tem sido obrigado a empreender. A medida ocorre por necessidade frente a desaceleração da economia. Este novo colaborar é também alvo de estudos da Unisc, para a oferta de cursos e atualização da grade curricular. Conforme o reitor da Unisc, professor Rafael Henn, o cenário global para os trabalhadores tem sofrido mudanças e exigido atualizações nas universidades. “Setores da tecnologia da informação estão com demandas altas por profissionais, e com as novas contratações, colocam um nível de competitividade. A formação de mão de obra qualificada de forma mais rápida é um dos caminhos adotados pela Unisc. Exemplo disso é o curso técnico Indústria 4.0, que será oferecido no campus de Venâncio. Esta qualificação alia TI e gerenciamento de processos a partir da internet das coisas. Há uma necessidade em formar trabalhadores qualificados de forma mais rápida e a instituição está atenta a este movimento,” destaca.

Conforme o reitor, as necessidades do trabalhador atual também mudaram e colocam os empresários em novo patamar frente às mudanças. “As questões técnicas de qualificação perdem espaço para as necessidades comportamentais. Este momento de pós-pandemia tem exigido um olhar diferenciado ao trabalhador. A Unisc também está atenta a este momento e incluiu na grade curricular de todos os cursos, além de módulos técnicos, aulas para estimular habilidades comportamentais,” argumenta.

EDUCAÇÃO CONTINUADA
Buscando garantir qualificação para mão de obra, a Unisc criou um grupo de trabalho para avaliar cursos de educação continuada, com formação rápida. A proposta é identificar demandas das empresas e oferecer qualificação para formação dos trabalhadores. “Esta é uma tendência. Percebemos que existe demanda além do diploma de graduação, e vamos ampliar a oferta de cursos rápidos, a partir da necessidade do mercado,” afirma Henn.

TENDÊNCIAS
A Unisc também alinha a formação profissional às tendências apontadas pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), para os próximos cinco anos. Destaque para a formação de profissionais ligados à Tecnologia da Informação (TI), trabalhadores da saúde e oportunidades para novas formas de contratos, com trabalho remoto e jornadas mais curtas. O desafio atual das empresas, apontado pela OIT, passa também pela saúde mental dos profissionais, após o período de pandemia que afetou relações e a forma de trabalho.

Olá Jornal