Novo secretário da Fazenda de Venâncio descarta aumento de impostos

Guilherme Siebeneichler
julho04/ 2017

Eleno Stertz foi apresentado na tarde desta terça-feira, 4, como o novo secretário municipal da Fazenda. Após o prefeito Giovane Wickert (PSB) ocupar o cargo de forma interina após a saída de Jeanine Benkenstein, no mês de junho. Em entrevista coletiva o novo chefe da pasta destacou que o foco será na diminuição da dívida ativa, cobrança de valores devidos e a redução de despesas públicas.

Stertz descartou aumento de tributos. “Não cogitamos esse tipo de aumento das receitas. O momento atual do país não nos permite. Vamos trabalhar na gestão de pessoas e na busca por débitos incluídos na dívida ativa.”

O prefeito afirmou que a escolha do novo secretário levou em consideração a experiência na iniciativa privada e o trabalho voluntário desempenhado em diversas entidades. “É um nome que vai pegar junto com o governo, tem experiência para agregar na equipe de servidores que já estão atuando na pasta,” ressalta Wickert.

Para o vice-prefeito, Celso Krämer (PTB), apesar do momento ser de crise financeira, é preciso garantir quadros qualificados no poder público. “Seria muito fácil acumular funções, mas precisamos lembrar que a equipe que atua hoje tem se dedicado muitas horas para garantir o andamento da máquina. Passados os 180 dias teremos condições para andar cada vez mais rápido,” destaca.

Stertz tem 47 anos, é venâncio-airense, graduado em Ciências Contábeis pela UNISC, pós-graduado em Controladoria e em Gestão Estratégica de Custos, também pela UNISC. Ele atuou em diversas empresas desde 1986, destacando-se em suas atuações como Contador, Controller e Gestor Financeiro.

Guilherme Siebeneichler