Novo governo municipal projeta financiamentos com políticas sustentáveis

Guilherme Siebeneichler
dezembro05/ 2016

O novo gestor municipal de Venâncio Aires assinou carta-compromisso para desenvolver no município ações contempladas pela Agenda 21. O documento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) objetiva planejar o crescimento sustentável da sociedade. Giovane Wickert destacou apoio à proposta encabeçada no Rio Grande do Sul pelo Instituto Gaúcho de Sustentabilidade (IGS).

O objetivo principal é de garantir que a cidade tenha o seu crescimento projetado em ações de proteção ambiental, além de desenvolver os projetos de governo também com este fim. A proposta assinada é de fomentar a agricultura sustentável, integração regional, gestão dos recursos naturais e a redução das desigualdades sociais.

Entre as ações já estabelecidas pela assinatura do documento estão: diagnóstico do ambiente; publicação do Diagnóstico do Ambiente em Audiência Pública; Plano Local de Desenvolvimento Sustentável e suas metas a partir do Diagnóstico do Ambiente; Publicação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável e suas metas Fórum da Agenda 21 Venâncio Aires, que será convocado pelo instituto.

Para o presidente do IGS, Volnei Alves Corrêa, a proposta principal é de garantir o envolvimento da comunidade venâncio-airense para propor medidas de desenvolvimento. “A agenda 21 tem como grande vantagem ser um instrumento da comunidade, não uma ação de governo”.

Côrrea lembra que o grupo de ações objetivam promover a realização de projetos construídos pelos cidadãos. “O papel do prefeito é colaborar para estimular o debate. Ele vai ser o executor das demandas da comunidade, o gestor municipal é empregado da sociedade”.

RECURSOS
O próximo prefeito, Giovane Wickert, afirma que a Agenda 21 opotunizará a captação de recursos para projetos ambientais e de saneamento. “Temos demandas nessas áreas, há recursos disponíveis em fundos de investimento, mas para isso precisamos se enquadrar nessa proposta da ONU”.

O gestor garante que irá se empenhar para realizar no âmbito local as pautas propostas pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo também de atrair novos investimentos públicos.

Guilherme Siebeneichler