Novo decreto da estiagem autoriza a abertura de postos de lavagem

Olá Jornal
abril08/ 2020

Na manhã de terça-feira, 07, foi realizada pelo Comitê de gerenciamento da crise causada pela estiagem mais uma reunião semanal. O encontro comandado pelo Prefeito Giovane Wickert e o Vice-Prefeito Celso Krämer ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura e contou com a participação dos representantes da Emater, do Desenvolvimento Rural, do Meio Ambiente, Defesa Civil, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural, Corsan, e Corpo de Bombeiros.

No encontro foi acordado, a abertura de todos os postos de lavagem a partir de ontem dia 7, como descrito em Decreto. Em live realizada na segunda-feira, 06, o Chefe do Executivo, já havia anunciado a possibilidade de os postos de lavagem abrir. A determinação ocorreu em virtude de pedidos dos donos de postos por utilizarem deste meio como única forma para geração de renda. A medida será provisória e se estenderá até a próxima reunião do Comitê, na semana que vem.

Os 22 milímetros de chuva que ocorreu no início da semana, proporcionaram um pequeno alívio no abastecimento de água, mas mesmo assim, há 66 pedidos pendentes por solicitação do mesmo. Os pedidos são para consumo humano, abastecimento de animais e higienização. Até o momento, em decorrência do período de estiagem e da escassez hídrica, o Município de Venâncio Aires soma mais de R$ 107 milhões em prejuízos.

Ainda, durante o período do decreto da estiagem está proibido utilizar água para molhar gramas ou jardins, manter abertas torneiras e mangueiras, lavar calçadas, ruas, varandas, pátios ou quintais e veículos. Em caso de descumprimento o usuário será advertido por escrito através da entrega de notificação, tendo em vista, que a Secretaria de Meio Ambiente irá intensificar a fiscalização. “Neste período de estiagem, quando são necessárias medidas mais rigorosas para garantir o abastecimento de água da cidade até o retorno da estação chuvosa, devemos solicitar a todos o máximo de consciência no uso da água”, destacou o Prefeito Giovane Wickert.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal