Novo ciclone extratropical gera ventos de até 90 km/h no Rio Grande do Sul

Guilherme Siebeneichler
setembro23/ 2016
Um novo ciclone extratropical provoca ventos mais fortes na costa gaúcha nesta sexta-feira, 23. O satélite Goes mostrava por volta do meio-dia que o redemoinho do fenômeno estava posicionado mais próximo do Uruguai. A formação do sistema de baixa pressão levou o 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir alerta de ventos de 60 km/h 90 km/h, que devem permanecer até este sábado. Os ventos devem atingir áreas isoladas do Litoral Sul, encosta do Sudeste e serra do Sudeste do Rio Grande do Sul, segundo o aviso de “perigo” usado pelo serviço.
Na semana passada, a região sofreu os efeitos do maior ciclone extratropical do ano, com ventos que ultrapassaram 100 km/h no Uruguai e chegaram a 95 km/h no Rio Grande do Sul. Os meteorologistas do Inmet explicam que o sistema de baixa pressão é efeito da transição das estações.
No fim de semana, o 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta temperaturas mais baixas no Sul do Brasil. No Estado, poderá fazer 1 grau centígrado (sábado) e 2 gruas centígrados (domingo) em regiões mais altas. As máximas chegarão a 25 e 26 graus nos dois dias. Em Venâncio Aires as temperaturas devem oscilar entre 8 e 19 graus neste fim de semana.
Guilherme Siebeneichler