Novo ajuste nas contas do IFsul coloca campus em déficit orçamentário

Olá Jornal
junho09/ 2021

A semana passada foi de novos ajustes nas contas das instituições federais de educação. O orçamento projetado para o ano na manutenção dos espaços de ensino foi atualizado e novos cortes ocorreram. Inicialmente o campus de Venâncio Aires do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul) trabalhava com R$ 1,4 milhão para o pagamento de despesas como energia, água, serviços terceirizados e investimentos na estrutura. Com os ajustes, a projeção da direção da escola técnica federal é de déficit nas contas para manter o campus, que alcança R$ 55,9 mil.

Com isso, a direção do campus venâncio-airense volta a avaliar ações para reduzir despesas, que já estavam sendo cortadas, e congelar investimentos. “Se já era ruim o cenário orçamentário, agora piorou. No orçamento anterior conseguimos realizar as nossas obrigações e fechar o ano sem pendências. No atual cenário teremos déficit nas contas,” explica o atual diretor do campus, Cristian Oliveira da Conceição.

FEDERAL
Assim como as universidades, os institutos de educação federal também correm o risco de parar de funcionar no segundo semestre por falta de orçamento. A rede sofreu um corte para gastos discricionários (básicos e essenciais, como luz, água, segurança e limpeza) de 20% em relação a 2020, por meio de remanejamento do Ministério da Educação (MEC).

O IFSul Venâncio Aires está operando em 2021 com orçamento menor do que o de 2012. Entretanto, ao longo de nove anos ocorreram reajustes nos valores de serviços e demais custos, o que inviabiliza a manutenção de todas as despesas programadas para manutenção da escola federal.

Olá Jornal