Nove grupos se apresentam na 23ª edição do Festival de Terno de Reis

Olá Jornal
janeiro03/ 2018

A próxima sexta-feira, 5, será de  música e tradição em Venâncio Aires. A 23ª edição do Festival Arnildo Bento da Silva de Terno de Reis ocorrerá no calçadão junto à Praça da Matriz e deve reunir um grande público a partir das 20h30min. Ao todo, nove grupos se inscreveram para cantar o tradicional Reis, data comemorada no dia 6 de janeiro.

O Festival é o último evento da Programação do Natal Cor&Magia que segue com a decoração nas praças e ruas do Município até o dia 10 de janeiro. O Gabinete de Primeira-Dama Cristiane Wickert inicia esta semana as reuniões preparatórias para o “Magia da Páscoa” que ocorrerá no final de março e início de abril.

História:

Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam, que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Elas mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora mais amplamente o Dia de Reis.

A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Blatazar iniciaram sua procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por 3 cantores do Terno e outros instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro de cada ano.

 

Crédito :Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing PMVA

Olá Jornal