Novas perspectivas para o mercado de trabalho são foco da Unisc

Olá Jornal
março30/ 2022

O mercado de trabalho tem enfrentado desafios nos últimos anos. A pandemia também reformulou as formas de contratações e de atuação nas indústrias, prestadores de serviços e profissionais da saúde. Atentos aos movimentos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também aponta para focos de atuação, pensando na formação de profissionais que irão atuar em indústrias e empresas locais, além das demandas em setores específicos. A força de trabalho de Venâncio Aires ganhou destaque em série especial do Olá Jornal, e as perspectivas para o ano e o futuro encerram o conteúdo.

Conforme o reitor da Unisc, professor Rafael Henn, a instituição tem preparado cursos com foco na qualificação de profissionais em quatro áreas. A primeira delas envolve a Tecnologia da Informação, que enfrenta um apagão de trabalhadores em âmbito mundial. “Esta é demanda global. Vamos intensificar a oferta de cursos técnicos, cursos rápidos para fomentar a qualificação de pessoal. Hoje este segmento não dá conta de formar profissionais para suprir a demanda existente. Aliado aos cursos tradicionais, a universidade prepara novos qualificações com foco na programação de aplicativos.”

O setor da saúde, com mão de obra qualificada também está em destaque. “A pandemia mostrou a necessidade de profissionais na área da saúde, e a Unisc possui expertise para formar pessoal. Vamos intensificar os cursos neste segmento, a partir de demanda criada por conta da pandemia e de novos serviços,” destaca.

INOVAÇÃO
O terceiro eixo de formação da instituição engloba o segmento de empreendedorismo e inovação. Além da formação em cursos tradicionais, a Unisc quer estimular novos empreendimentos. “Acreditamos que o emprego vai mudar. É fundamental garantir suporte aos nossos alunos que querem empreender, estimular o empreendedorismo. Isso também passa pela Incubadora Tecnológica. Os alunos terão formação em gestão, pensando nos negócios próprios,” explica Henn.

AGRO
O quarto eixo de atuação na universidade está diretamente ligada ao campus de Venâncio Aires e o Centro Vocacional Tecnológico da Proteína. Cursos na área do agronegócio serão lançados, pensando na formação de profissionais para as mais diferentes áreas do setor produtivo. “A produção de alimentos é uma grande área geradora de empregos e riquezas. Essa área vai continuar crescendo e precisa de mão de obra qualificada,” comenta.

DIAGNÓSTICO
Em âmbito municipal, a universidade também realiza consultas ao poder público e realiza pesquisas com empresários, por meio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), para cursos rápidos buscando suprir demandas no parque produtivo. “Fazemos um diagnóstico de necessidades e de que forma a universidade pode suprir a demanda por qualificação. Com isso, são pensados cursos rápidos, híbridos e de curta duração para formar trabalhadores em áreas específicas,” conclui.

Olá Jornal