Novas magistradas são empossadas em Venâncio Aires

Olá Jornal
março04/ 2020

Nesta terça-feira, 03, o Fórum de Venâncio Aires realizou sessão de posse das novas juízas da comarca, que abrange além da Capital do Chimarrão, os municípios de Mato Leitão e Boqueirão do Leão. Cristina Margarete Junqueira, passa a atuar como juíza de direito titular da 2ª Vara Judicial (Juizado Infância e Juventude), e Sandra Regina Moreira, como juíza titular da 3ª Vara Judicial (Violência doméstica e familiar, Juizado Especial Crime). O diretor do Foro de Venâncio Aires segue sendo o juiz João Francisco Goulart Borges (Juizado Especial Cível, Execuções Criminais e Juri).

Durante o ato, Sandra destacou que a 3ª Vara possui mais de 9 mil processos em andamento. Atuando no município há mais de um mês, já foram 360 processos analisados, 482 despachados e 33 sentenças emitidas. “Casos de Maria da Penha terão atenção especial e mais urgência,” destacou.

Cristina lembrou que a 2ª Vara não contava com juiz titular há mais de um ano. Por isso, solicitou paciência para se inteirar dos trâmites locais. “Não estou aqui por acaso, tenho uma missão. Necessitamos de tempo para analisar os processos. Daremos prioridade a proteção das crianças e jovens,” lembrou.

Durante a sua fala, o diretor do Foro de Venâncio Aires, lembrou da importância do poder Judiciário para manter a democracia. “A Justiça não é uma tarefa isolada, mas coletiva. Foi um ano de muito trabalho. O Judiciário é um dos pilares da democracia, que precisa ser protegida.”

Borges estava respondendo por todas as Varas Judiciais no município, desde dezembro de 2018, quando a juíza, Maria Beatriz Londero Madeira deixou a Capital da Chimarrão para atuar em Porto Alegre e Lísia Dorneles Dal Osto assumiu como titular do Juizado Regional da Infância e Juventude de Santa Cruz do Sul.

Olá Jornal