Nova presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária promete atuar pelo desenvolvimento do País

Olá Jornal
fevereiro20/ 2019

Com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, ocorreu na noite da última terça-feira, 19, a cerimônia de posse do deputado federal do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira, como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A cerimônia contou também com a participação do vice-presidente da república, Hamilton Mourão; da ministra da Agricultura e ex-presidente do colegiado, Tereza Cristina, que transmitiu o cargo a Moreira; do ministro da Economia, Paulo Guedes; do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Além de Moreira tomaram posse mais 25 parlamentares, coordenadores de comissões de diversos setores agropecuários.

Participaram do evento entidades representativas do setor produtivo nacional, governadores, e mais de 200 parlamentares do Congresso Nacional. Entre os convidados, estiveram Iro Schünke, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco); Benício Werner, presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra); Carlos Galant, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo); Romeu Schneider, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, e Marcus Vinícius Pegoraro, prefeito de Canguçu, município brasileiro campeão em produção de tabaco.

Em seu discurso de posse, Alceu Moreira disse que é preciso levar em consideração todos os atores envolvidos no setor agropecuário para produzir soluções inteligentes. “A FPA é uma ferramenta de solução de vida coletiva para o povo brasileiro e precisa ter essa responsabilidade. Precisamos ouvir as cabeças mais brilhantes, que conhecem os mais diversos temas, e ao mesmo tempo, ouvir quem tem o poder de decisão sobre eles”, enfatizou. “O Estado existe para servir as pessoas”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro disse que a agropecuária é a locomotiva da economia do País. “São homens e mulheres responsáveis pelo nosso PIB”, disse lembrando dos grandes embates que teve na Câmara dos Deputados ao lado de Alceu Moreira. O presidente citou ainda as dificuldades enfrentadas pelos produtores. “Não é fácil, são desafios, trabalho de sol a sol, de segunda a segunda”, acrescentou. “Contem com alguém que está ao lado de vocês para que possam ter a devida segurança jurídica para poder plantar e produzir”, discursou o presidente.

EXPECTATIVA

Em sua atuação como parlamentar, o novo presidente da FPA, Alceu Moreira, já conheceu a importância social e econômica da cadeia produtiva do tabaco, especialmente para os três estados sul-brasileiros. Conforme Iro Schünke, por isso, há expectativa de reconhecimento do valor do setor do tabaco, 6º produto agrícola na pauta nas exportações brasileiras (segundo dados de 2017). “O tom dos discursos nos deixa otimistas quanto ao apoio que o governo e o legislativo dispensarão ao setor agropecuário”, diz. “Esperamos que a presidência da Frente Parlamentar seja mais uma força para garantir a manutenção do nosso setor, que integra 150 mil produtores rurais, gerando renda para cerca de 600 mil pessoas na produção rural, e proporciona cerca de 40 mil empregos diretor nas indústrias”, acrescenta Schünke.

Olá Jornal