Nova etapa de vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 de março

Olá Jornal
fevereiro11/ 2020

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 10, mais uma fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desta vez, o objetivo é imunizar a faixa etária dos cinco aos 19 anos. Até o dia 13 de março a meta é vacinar todas as pessoas que não tomaram nenhuma dose ou quem tem apenas uma dose da vacina contra o sarampo.

O Dia D de vacinação acontecerá no dia 15, próximo sábado, quando os postos abrirão em horário especial para atendimento ao público, das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio dia. A segunda etapa de vacinação deverá ocorrer de 3 a 31 de agosto, com público-alvo de 30 a 59 anos.

Veja abaixo os postos que atenderão no DIA D de vacinação:

Posto de saúde Central

UBS Gressler

ESF 4 Santa Tecla

ESF 1 CAIC

ESF 3 Macedo

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Venâncio, Enfermeira Carla Lili Müller, em simultâneo à campanha será feita a atualização de carteiras de vacinas para aplicar doses da vacina da febre amarela e HPV para quem ainda não foi vacinado.

* Febre Amarela: Voltou a segunda dose para crianças que receberam apenas a primeira dose antes dos cinco anos, devido ao risco de introdução do vírus amarílico no Estado. Houve comprovação através de pesquisas, que crianças que recebem a primeira dose antes dos cinco anos, possuem uma imunidade muito baixa, menos de 60% de titulação de anticorpos, devendo receber um reforço aos quatro anos.

* HPV: Para meninas entre nove e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, devido às baixas coberturas.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal