Nova Emei Vó Helma foi inaugurada no bairro Brands

Olá Jornal
abril23/ 2019

Na noite desta segunda-feira, 22, ocorreu a inauguração da nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vó Helma, no bairro Brands. A solenidade contou com a presença do prefeito Giovane Wickert, do vice-prefeito Celso Krämer, da Secretária de Educação Joice Gassen e representando a Deputada Federal Maria do Rosário, Rosange de Moraes.

Localizada na Rua Engenheiro Henrique Villanova, nº 3001 a EMEI Vó Helma possui capacidade para atender até 70 crianças de quatro meses até crianças de três anos, 11 meses e 29 dias, compreendidas nos níveis educacionais: 1A, 1B, Nível 2 e Nível 3. O espaço terá uma área física de 564,50m2 com atendimento das 6h30min. às 18h30min.
A escola possui um formato de gestão diferenciado, sendo pioneira no município, através do Termo de Colaboração com a Organização da Sociedade civil (OSC), previsto na lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

Segundo a Secretaria de Educação Joice, a comunidade ganha muito com essa conquista. “A educação infantil é uma etapa da educação básica que está crescendo muito pela demanda de crianças e pela legislação que nos diz que temos que atender essa faixa etária. É obrigação do poder público ofertar vagas de forma gratuita para toda a população de zero a três anos, que é o caso desta unidade. A abertura desta nova escola nos ajuda a diminuir a lista na Central de Vagas da Secretaria de Educação de crianças e famílias que aguardam oportunidades como essa, gratuitas e de qualidade”, afirma.

Para Giovane Wickert, este novo espaço é de suma importância e atende uma demanda antiga da comunidade. “São mais de 600 mil reais solicitados em 2010 para a Deputada Federal Maria do Rosário junto a um recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento na Educação (FNDE), enviados em 2011 quando eu era Vice-prefeito, ainda de primeiro mandato. Agora em 2019, eu tenho a honra de inaugurar esse empreendimento como prefeito de Venâncio Aires”.

Ressalta também o modelo de gestão diferenciado através de OSC, sendo a primeira EMEI do município a fazer a gestão compartilhada. “A gente repassa recurso para ela fazer a gestão. Esse modelo também é inovador para o Estado. Poucos municípios estão atuando assim nesse sentido e Venâncio é um dos pioneiros. Tenho certeza que isso também garante uma tranquilidade para o servidor que não aumenta mais a sua folha de pagamento que está próxima do limite e também garante mais eficiência no sentido da desburocratização do processo que na iniciativa pública a gente depende de licitação, tem todo um processo de plano de carreira que na iniciativa compartilhada, na OSC, isso diminui. Então diminui custos e burocracia criando assim uma eficiência maior”, conclui.

Olá Jornal