Noite de pintar o Rio Grande do Sul de amarelo, vai Assoeva

Olá Jornal
dezembro14/ 2017

A expectativa dos jogadores e, principalmente, dos torcedores por esta quinta-feira, dia 14, é enorme. A grande chance de chegar ao primeiro título da Liga Gaúcha de Futsal enche a todos de ansiedade. Ao vencer no confronto de ida, em Venâncio, na sexta-feira, dia 08, pelo placar de 3 a 1, a Assoeva/Unisc/ALM está ainda mais próxima de alcançar o feito inédito do clube. O confronto contra o Atlântico será no Caldeirão do Galo, em Erechim, e promete ser muito acirrado.

Na partida, a partir das 21h30min, a Assoeva tem a vantagem do empate no tempo normal. Em caso de derrota, a decisão segue para as penalidades máximas, que serão realizados em três cobranças alternadas. Todos os atletas estarão à disposição para o duelo decisivo. Ygor Motta que cumpriu suspensão no jogo de sexta-feira, estará a disposição do técnico Fernando Malafaia. Assim como os jovens campeões estaduais Sub-20, Douglas e Maurício. Marcílio, que também foi promovido ao time adulto não poderá atuar devido a lesão.

O pivô Dilvo, que ingressou na partida na sexta-feira após quatro meses parado devido a cirurgia na perna, e surpreendentemente, fez um golaço no único lance que participou mas que acabou sendo anulado pelo árbitro; também deverá aparecer entre os atletas da equipe venâncio-airense em quadra nesta quinta.

O grupo, nesta semana, fez apenas dois treinamentos técnico/táticos, para não desgastar demais os atletas. A delegação viaja para Erechim na tarde de hoje, onde ficará concentrada para o duelo. Para esta quinta está agendado um treinamento no período da manhã. A equipe amarela contará com o apoio do torcedor, que se deslocará em ônibus e carros na tarde de quinta-feira.

Cerca de 80 pessoas irão encarar a viagem de cinco horas para torcer e comemorar com a equipe que pode levantar pela primeira vez o troféu de campeão do estado na principal categoria do futsal.

Contratações encerradas

A direção anunciou ontem a última contratação para 2018. Quem chega para reforçar o time amarelo é o experiente ala/pivô Edimar Antônio dos Santos, o Dimas, de 31 anos, que é catarinense de Água Doce e carrega no currículo diversos títulos e passagens por grandes equipes do futsal mundial. Além de defender as cores do Joaçaba Futsal, onde disputou a Liga Nacional 2017, Dimas já atuou pelas equipes brasileiras do Esporte Clube Banespa (SP), Malwee (SC), Ulbra (RS) e Concórdia (SC).

No futsal europeu foram cinco anos, defendendo a equipe espanhola do Inter Movistar, onde em 2008 conquistou o título de Campeão Mundial de Clubes e Campeão Espanhol. Dimas também teve passagens destacadas pelas equipes do Nápoles (Itália) e Lazio (Itália), onde foi campeão da Copa Itália. Com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal foram mais de cinquenta convocações e 42 gols, conquistando cinco títulos: Sul-Americano Sub-20, Grand Prix de 2005 e 2015, Jogos da Lusofonia em 2006 e Sul-Americano em 2016. Dimas também detém a marca de terceiro maior artilheiro da Seleção em uma única partida, quando marcou 13 gols na vitória do Brasil sobre o Timor Leste pelo placar de 76 a 0. Com o acerto de Dimas, a diretoria da Assoeva encerra o ciclo de contratações para 2018.

Plantel

Goleiros: André Deko e Deividi

Fixos: Boni e Carlão

Alas: Ygor Mota, Marcílio, Zico, Deivão, Vini Scola, Gui, Dickson, Pedrinho, Rafael Batata e Jonatan

Pivôs: Dilvo e Caio Júnior

Comissão Técnica: Fernando Malafaia (técnico), Eduardo Coelho (preparador físico) e Gustavo Graziola (fisioterapeuta)

Saídas e renovações

Em meio a negociação e renovação de alguns contratos com atletas, está a situação indefinida do craque Valdin. Apesar de já ter assinado um pré-contrato com a ACBF, a torcida ainda tem esperanças de que o jogador permaneça mais uma temporada em Venâncio Aires. A direção deve anunciar até o fim de semana o resultado das tratativas com o atleta de 38 anos. Da comissão técnica, os únicos que ainda não tiveram seus contratos renovados são o roupeiro Lei Cândido e o preparador de goleiros Tuchê Dipp.

Até o fim da semana a direção deve encaminhar a possível renovação do contrato de ambos. Outros já estão de malas prontas. Na sexta-feira Daniel, Sacon e Renatinho fizeram suas últimas partidas no Poliesportivo. Daniel, que esteve no clube por quatro temporadas, foi um dos grandes destaques do time de Malafaia neste ano, eleito o melhor fixo da Liga Nacional de Futsal e foi convocado em duas ocasiões para a Seleção Brasileira.

O fixo/ala irá se juntar ao elenco de 2018 do Corinthians. Quem também confirmou sua despedida da equipe de Venâncio foi o ala Renatinho. O canhoto, que completou quatro temporadas na Assoeva, está de malas prontas para São Paulo, onde irá atuar ao lado do colega Daniel na equipe do Corinthians. Já o fixo/ala Matheus Sacon, aos 28 anos, deixará a equipe amarela para atuar em 2018 no Magnus Sorocaba.

Olá Jornal